Desde a noite dessa quinta-feira santa (13), católicos de todas as comunidades começaram a celebrar a grande solenidade do Tríduo Pascal, uma celebração que se inicia na Missa da Ceia do Senhor, quando se celebra a instituição da Eucaristia e do sacerdócio e se recorda o gesto do lava-pés.
A celebração não termina com o sinal da cruz, pelo menos, não como de costume, após a comunhão. A primeira parte do tríduo segue, atravessando a madrugada de sexta-feira santa, com adorações ao Santíssimo Sacramento, seguidas pela liturgia da paixão, celebrada às 15 horas e que culminando na solene Vigília Pascal, na noite de sábado, quando se celebra a Ressurreição de Jesus.
“O Tríduo Pascal é o momento mais importante de todo o ano litúrgico e também para a nossa fé. Nós celebramos a instituição do sacerdócio e da Eucaristia, além do serviço aos nossos irmãos pela humildade do lava-pés. Na sexta, a paixão e morte do Senhor, com as leituras do evangelho, o beijo da cruz e a via-sacra, que muitas comunidades celebram à noite, com procissões. Lembramos nossa cruz que carregamos junto a Cristo”, enfatiza o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Flach.
Na noite de sábado, os fiéis já começam a celebrar a Páscoa, a Ressurreição de Jesus, com a solenidade da Vigília Pascal, que conclui a celebração do tríduo. “O sábado é, para nós, o grande momento, o auge do tríduo. Se nos preparamos durante a Quaresma, participando das celebrações em nossas comunidades, refletindo a Campanha da Fraternidade, fazendo penitência, caridade, confissão e muita oração, podemos celebrar este grande momento. Que todos tenham uma páscoa abençoada, com Cristo Ressuscitado”, diz o Bispo.
A Vigília Pascal é marcada pela Celebração da Luz, que inicia do lado de fora da igreja e compreende a bênção do fogo, a procissão do círio pascal e a proclamação da Páscoa; além da Liturgia da Palavra, com 15 leituras e salmos que antecedem o Evangelho, e a Liturgia Batismal, com a bênção da água e a renovação das promessas do Batismo, seguida pelo rito normal da Liturgia Eucarística.
Acompanhe neste link os horários de celebrações do Tríduo Pascal nas paróquias da Diocese de Criciúma.
Colaboração: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese de Criciúma
[soliloquy id="216957"]