Geral

Catedral São José é reaberta após mais de cinco anos em reforma

Cerimônia civil e missa contaram com a presença de fiéis e autoridades.

Pouco depois das 18 horas deste sábado, as portas principais da Catedral São José, no Centro de Criciúma, foram reabertas. Antes da apresentação da igreja, o público presente acompanhou as músicas tocadas pela banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). Na sequência uma cerimônia civil foi realizada e os quase 100 anos de história da Catedral foram apresentados de forma breve.

Nas palavras do bispo Dom Jacinto Inácio Flach, esta é uma obra grandiosa para Criciúma e deve inspirar ainda mais as orações das pessoas. Já o padre Antônio da Silva Miguel Júnior, novo pároco da igreja, enalteceu o trabalho dos padres que já foram responsáveis pela catedral e, principalmente, a cada pessoa que, de uma forma ou de outra, colaborou com a construção e a reforma da Catedral São José.

Entre as autoridades presentes, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, destacou a história da igreja, que ajuda a contar uma parte do que já aconteceu na cidade. "Esta igreja faz parte da história da comunidade, é um exemplo de superação e determinação, pois, como podemos ver hoje, ela está no coração da cidade. Por isso, deve ter feito muito bem aos corações dos homens e das mulheres que puderam ajudar nesta construção". O secretário do Desenvolvimento Regional, Luiz Fernando Cardoso, também elogiou o trabalho feito pela comunidade e disse que isto só acontece de forma positiva quando há união entre as pessoas.

Para homenagear quem esteve envolvido na construção e na reforma da paróquia, foram entregues certificados de reconhecimento pelos trabalhos prestados.

Novo visual – Em obras de reforma e ampliação há seis anos, agora a Catedral São José apresenta novas pinturas e afrescos, a maioria no estilo clássico romano e gótico. As obras de reforma e restauração ficaram a cargo do religioso Renato Koch.

Entre as reformas, além dos artigos novos, está o órgão musical, que foi tocado ao fim da cerimônia, para iniciar a missa das 19 horas.

Engeplus