Inscrição pode ser feita pela internet ou na junta militar. Alistamento precisa ser feito por todos os homens que completam 18 anos em 2017.
Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para o alistamento militar. Todos os homens que nasceram em 1999 e que, portanto, completam 18 anos em 2017, precisam se inscrever. O alistamento pode ser feito via internet ou na junta militar.
Os jovens que preencherem o cadastro de recrutamento pela internet receberão pelo e-mail informações sobre as próximas etapas e prazos. Eles também serão informados online se foram selecionados ou dispensados do serviço militar obrigatório.
Depois de se alistar pela internet, o jovem precisa ir à junta militar apresentar a seguinte documentação: certidão de nascimento, comprovante de residência e uma foto 3 x4.
A junta militar está disponível em todos os municípios e com horário de funcionamento igual ao da prefeitura. Confira no site do alistamento o endereço da junta da sua cidade.
Caso o cidadão esteja no exterior no período, deve procurar os consulados e embaixadas para inscrição.
Serviço militar
A duração do serviço militar obrigatório pode ir de 10 meses a um ano e meio. Durante esse período, o soldado recebe um salário de R$ 769 mensais.
Quem perder o prazo pode se alistar depois, mas não pela internet. Apenas na junta militar.
As atividades são desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e compreenderão, na Mobilização e Pessoal, todos os encargos com a Defesa Nacional.
O alistamento é obrigatório e, sem ele, o jovem fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino. Está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.
Com informações do G1 SC