A companhia esclarece que mesmo optando por não ligar-se ao serviço público de esgotamento sanitário o morador receberá seu faturamento.
A Casan divulgou na tarde desta terça-feira (24) que iniciará em maio a cobrança dos serviços de esgotamento sanitário da população de Braço do Norte. O serviço fará parte da conta de maio e deve ser pago em junho.
A Companhia esclarece que mesmo optando por não ligar-se ao serviço público de esgotamento sanitário o morador receberá seu faturamento. De acordo com a Lei 11.445, a Lei do Saneamento, toda construção beneficiada com o serviço público de abastecimento de água e/ou esgoto sanitário deverá obrigatoriamente interligar-se à rede. O serviço equivalente a 100% da fatura de água.
A CASAN tem orientado os moradores para que providenciem a conexão de sua residência ao sistema público de esgotamento sanitário. O fluxo interno de esgoto deve ser direcionado para a Caixa de Inspeção (CI), que foi implantada na frente do imóvel (veja ilustrações ao fim da matéria).
A partir dessa ligação é recomendável desativar e enterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases.
A Caixa de Inspeção é o ponto que marca até onde a CASAN terá responsabilidade sobre o sistema. Na parte interna, cabe ao morador providenciar as adaptações para que possa ser atendido com o sistema público de coleta e tratamento de esgoto. Os custos de mão de obra e com materiais hidráulicos usados internamente também são responsabilidade do morador.
O Sistema de Esgotamento Sanitário de Braço do Norte foi implantado com investimento de R$ 23,5 milhões, financiado junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). As obras beneficiam mais de 10 mil moradores da região Central, com cobertura de 40% da população urbana do município.
Os recursos integram o Plano de Investimentos da CASAN, que prevê 1,6 bilhão somente para esgotamento sanitário. Atualmente há obras de esgotamento sanitário em execução em mais de 30 cidades. A meta é levar Santa Catarina a um dos primeiros lugares do ranking de saneamento em 2018-2019.
Colaboração: Assessoria de Imprensa da Casan