A casa foi construída com a união de um grupo de pessoas com o objetivo de servir de retiro e um espaço para confraternizações.
Com a presença do prefeito Hélio Bunn, do presidente da Coopermila Alcimar De Brida, do vereador e presidente da Câmara Municipal, Manoel Jades Izidorio, do ex-vereador Osmar Mariot e um grupo de militantes do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), foi inaugurada na noite dessa sexta-feira a “Casa dos Graxains”, que por coincidência fica localizada no KM 15, no pé da Serra do Rio do Rastro.
A casa foi construída com a união de um grupo de pessoas com o objetivo de servir de retiro e um espaço para confraternizações, já que está situada em meio a natureza e com uma vista esplendorosa para a Serra Geral.
Com o apoio da Coopermila o lugar recebeu energia elétrica, o que facilita as atividades na casa e proporciona o mesmo conforto que as pessoas têm nas cidades.
Para marcar a inauguração foi organizada uma galinhada acompanhada de polenta, saladas, salame frito, queijo e como não podia faltar um bom vinho tinto. Após a janta, alguns fizeram uma roda de violão e cantaram músicas caipiras, enquanto outros jogavam canastra.
O curioso e para a alegria de todos é que o evento literalmente contou com a presença ilustre de um graxaim. O animal segundo o pessoal tem o hábito de ir à porta da casa quando há atividades no local, especialmente quando fazem churrasco.
A casa recebeu o nome do animal porque os militantes do PMDB são apelidados de graxains.
Graxaim – Animal de hábitos essencialmente noturnos, vive em pares monogâmicos que ocupam territórios exclusivos delimitados pela urina. Os jovens começam a caçar a partir de seis semanas de idade junto dos pais, com os quais podem permanecer mais de um ano.
Nomes populares: Cachorro do mato, graxaim, lobinho, guaraxo, Raposa, Raposinha.
Nome cientifico: Cerdocyon thous.
[soliloquy id=”5130″]