Geral

Carvão Mineral entra em novo leilão de energia

Participação reacende expectativa da construção da Usitesc que depende de financiamento do BNDES.

Foto: Divulgação

Deve ser publicada, na manhã desta sexta-feira (6), uma nova portaria no Diário Oficial da União para a realização do Leilão de Energia A-6. O carvão mineral estará na competição.

Esta é, segundo o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral – ABCM, Fernando Zancan, a primeira vitória de três que precisam ser conquistadas para que reacenda a esperança da indústria carbonífera no Sul do Estado.

De acordo com Zancan, a participação em mais um leilão precisa ser seguida pelo financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES para a construção da Usina Termelétrica Sul-Catarinense – Usitesc, em Treviso, orçada em R$ 2 milhões e pela vitória no leilão.

Além do financiamento pelo BNDES, o presidente destaca o trabalho realizado pelos empresários donos de mineradoras na busca de outros investimentos para a construção da Usitesc, contudo, conforme Zancan, mesmo que existam outras formas, elas serão fomentadas por meio da viabilização financeira do Banco do Desenvolvimento. “Nós retomamos a conversa desde novembro, no entanto o investimento no carvão continua vetado”, explica o presidente.

Com informações do Portal DN Sul

Notícias Relacionadas

Caminhoneiro de Siderópolis morre eletrocutado após caçamba encostar em rede elétrica

Acidente aconteceu em uma via lateral, às margens da BR-290, no Rio Grande do Sul. Fábio Carminatti de 37 anos morreu no local.

Acic faz apelo ao Estado para avanço na área tecnológica da região

Vereadores aprovam leilão de veículos, mas cobram planejamento do Governo Municipal

Segundo vereadores, a Secretaria de Agricultura ficaria sem caminhão para atender o setor. Desconto no IPTU para pagamento em cota única também é aprovado.

Carvão mineral extraído na região Sul gera cerca de R$ 6 bilhões para a economia de SC

Uma das mais acessíveis e confiáveis fontes energéticas, o carvão encontrado nas reservas da região, é responsável pela geração de emprego e renda de milhares de pessoas em todo o país