Inowattis circulou fora da Satc para análise de desempenho do veículo.
A Satc realizou o primeiro teste de desempenho do Inowattis, veículo de conversão elétrica desenvolvido na instituição. O carro circulou na rodovia Jorge Lacerda nesta sexta-feira (6), para a realização de análises de consumo, velocidade e foi escoltado pelo Departamento de Trânsito e Transporte de Criciúma.
“Coletamos dados, medimos e vamos comparar com veículo à combustão, mas já podemos ver um resultado muito significativo com relação à economia, é muito mais barato”, destacou o coordenador do Núcleo de Mobilidade Elétrica (NME) da Satc, André Tavares. O custo para circular com o carro elétrico da Satc é 50% menor comparado com um convencional.
Além do consumo, outro ponto que destaca o Inowattis é em relação a poluição sonora e emissão de gases. Silencioso, o Inovattis faz pouco barulho ao acelerar. Atualmente, o primeiro carro convertido da região alcança 60 km/h, mas a ideia é em breve trocar o motor e chegar a 100 km/h. Os testes foram realizados pelo NME e acadêmicos que integram o projeto.
O projeto Inowattis é uma proposta desenvolvida entre cursos técnicos e de graduação da Satc. O carro foi lançado em dezembro do ano passado. Aproximadamente 30 pessoas entre professores e estudantes participam de forma direta no projeto.
Colaboração: Assessoria de Imprensa da Satc