Trânsito

Carro é destruído após atingir trem em Morro da Fumaça

Motorista desatento atingiu o quinto vagão da locomotiva.

Foto: Donato Gregorini/ jornal Folha da Fumaça

Um idoso de 71 anos saiu ileso após ter o carro em que estava destruído por um trem na tarde desta quarta-feira (05), em Morro da Fumaça. O acidente aconteceu por volta de 14h30min quando aguardava a locomotiva passar pelo cruzamento da Rua Prefeito Vergínio Maccari com a Avenida Celeste Recco, no centro da cidade. Apesar da gravidade, o idoso não se feriu.

Em depoimento à Polícia Militar, o senhor afirmou que viu a locomotiva em movimento e parou o veículo próximo da linha férrea. Após um momento de desatenção, o carro em que estava se deslocou para frente e atingiu o quinto vagão da composição, causando o acidente.

A empresa responsável pela linha férrea, a Ferrovia Tereza Cristina, emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido. Acompanhe:

“ Na tarde desta quarta-feira (05), ocorreu um abalroamento entre um automóvel, modelo WV Gol, e uma composição da Ferrovia Tereza Cristina, na Passagem em Nível (PN) do Km 5+500 Ferrovia, cruzamento da Rua Prefeito Vergínio Maccari com a Avenida Celeste Recco, no bairro Centro, Morro da Fumaça. O condutor não observou às placas indicativas na PN, que possui boa visibilidade e é sinalizada de acordo com as normas legais vigentes. Não houve feridos, apenas danos materiais.

A locomotiva estava com todos os sinais de alerta, sonoros e visuais, acionados no momento. Também vale ressaltar que, a Passagem em Nível deste cruzamento possui, além da sinalização passiva (placas e cruz de Santo André), a sinalização ativa (sirene e luz semafórica), o que torna o acidente um ato imprudente, violando as leis do Código de Trânsito Brasileiro, art. 212, que diz ser infração gravíssima deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea.

A FTC lamenta o ocorrido e lembra que o Código é claro em determinar que os veículos ferroviários têm preferência. “Antes de cruzar a via, os condutores devem estar atentos aos sinais e devem parar, sempre conservando uma distância de segurança dos trens e vagões que estão circulando. Embora sejam realizadas campanhas de conscientização com os condutores rodoviários, falta cautela aos motoristas nos cruzamentos e há desrespeito à sinalização”, alerta a Direção da Ferrovia.

A equipe de Segurança Patrimonial da FTC acionou a Polícia Militar, que esteve no local e registrou o Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT).

Notícias Relacionadas

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Câmera registra momento em que jovem colide moto contra árvore em Orleans; VEJA VÍDEO

Adolescente de 17 anos continua internado em estado grave.

Homem fica preso nas ferragens após acidente com dois veículos na SC-108, em Criciúma

A colisão ocorreu entre dois veículos no Bairro São Simão por volta das 15h20 desta quarta-feira (11)