Florianópolis cancelou blocos de rua e desfiles das escolas de samba. No serviço estadual, haverá ponto facultativo.
Assim como no ano passado, a pandemia da Covid-19 influencia o carnaval de 2022 em Santa Catarina. Várias cidades, como Florianópolis, cancelaram os blocos de ruas e desfiles das escolas de samba. Somente em Laguna, no Sul do estado, haverá algum tipo de celebração, com blocos fechados (veja mais abaixo).
Confira a seguir como fica o feriado e as festas no carnaval deste ano.
Feriado
- Estado – no serviço estadual, os dias 28 de fevereiro, 1º de março e 2 de março (até 14h) têm ponto facultativo
- Florianópolis – a prefeitura ainda não definiu se os dias de carnaval serão feriado, ponto facultativo ou dia útil
- Joinville – com o cancelamento da programação do carnaval 2022, a prefeitura revogou o ponto facultativo dos servidores municipais, que estava previsto para os dias 28 de fevereiro e 1º de março
- Blumenau – a Prefeitura de Blumenau também suspendeu o ponto facultativo nas repartições públicas do município nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.
- Criciúma – a prefeitura manteve o recesso dos servidores no dia 28 de fevereiro
- Chapecó – não há definição sobre qual será o procedimento adotado
- Lages – há ponto facultativo nos dias 28 de fevereiro e 1º de março
Festas públicas
Em Laguna, não haverá carnaval de rua e blocos públicos. Serão permitidos os blocos de carnaval privados, realizados na arena de eventos, na Praça Seival, sem permissão para saídas com trio elétrico. Ao todo serão quatro blocos fechados.
A prefeitura exige que os eventos privados devam entregar um plano de contingência ao Departamento de Vigilância em Saúde. Além disso, todos os foliões precisam apresentar o passaporte vacinal com as datas das duas doses da vacina. O uso de máscaras e álcool em gel seguem recomendados.
Nas demais cidades catarinenses, houve cancelamentos.
Situação da Covid-19 em SC
Desde março de 2020, houve 1.477.548 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina. Nesse mesmo período, 20.690 pessoas morreram. Os números são do boletim de quinta-feira (3) do governo do estado.
Em Santa Catarina, 68.137 pessoas estavam, na quinta, em fase de transmissão da doença.
Com informações do site G1/SC