Geral

Carnaval de Laguna começa a ser debatido

Foto: Rafael Andrade/Secom Laguna

Foto: Rafael Andrade/Secom Laguna

A festa mais tradicional do ano no Brasil e de Laguna, o Carnaval, começou a ser debatido com mais ênfase no início da noite desta quarta-feira (26). O prefeito Everaldo dos Santos recebeu, em seu gabinete, o secretário de desenvolvimento regional da 19ª SDR, Mauro Vargas Candemil. Foi o primeiro contato formal entre os dois desde que Candemil reassumiu o cargo, na semana passada.

O foco é unir forças entre as gestões municipal e estadual para angariar recursos para o evento, que no próximo ano será comemorado entre os dias 5 e 9 de fevereiro. Faltam 163 dias, mas muitas escolas e blocos precisam de um período mínimo de cerca de três meses para a organização, o que resultaria um tempo hábil de 70 dias para discussões. E os frutos parecem amadurecer com boa rapidez. De prontidão, o secretário de estado de turismo, cultura e esporte, Filipe Freitas Mello, atendeu a reivindicação do chefe do executivo lagunense e marcou um encontro para a próxima quarta-feira (2), na sede da SOL, em Florianópolis.

“Queremos resgatar os dois anos de ausência dos desfiles. A cidade respira esta grande festa popular, já que há cinco escolas e vários blocos”, destaca o secretário de turismo, lazer e desenvolvimento econômico, Henio Marcelino Cardoso. Ele completa que existe também um planejamento para estender os desfiles nas comunidades, além do grande evento no sambódromo de Laguna, um dos maiores e mais modernos do país.

Everaldo argumenta que as discussões iniciam em agosto justamente para dar tempo de ir em busca de recursos. “Vamos em parceria e integrados à capital na próxima semana. O Carnaval é um assunto muito importante para os lagunenses, seus veranistas e turistas”, resume.

Candemil colocou-se à inteira disposição como representante regional do poder executivo estadual. “Vamos juntar forças e levar as principais pautas e reivindicações de Laguna e região ao governo do estado”, pretende Candemil.