Frente fria que avança pelo Sul do Brasil deve atingir mais fortemente os estados de Santa Catarina e Paraná, com tempestades, ventos fortes e queda de granizo
Foliões das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil devem passar os dias de carnaval com chuvas volumosas, ventos fortes e frio. A previsão climática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de que a frente fria que avança pelo Sul do país atinja mais fortemente os estados de Santa Catarina e Paraná, com tempestades, ventos fortes e queda de granizo.
Para os dois estados, o instituto emitiu alerta no nível laranja, pois o acumulado de chuvas pode chegar a 100 mm em 24 horas, com ventos de até 100 km/h.
De acordo com a Epagri/Ciram, nesta sexta-feira (17) uma frente fria avança por Santa Catarina, provocando chuva em todas as regiões, com melhora à noite, principalmente do Extremo Oeste ao Sul do Estado. As temperaturas não devem passar dos 26°C em Florianópolis e no Planalto Sul, oscilam entre 11°C e 21°C.
No fim de semana (18 e 19) o sol volta a predominar, mas as temperaturas caem com a chegada de uma massa de ar mais seco e frio.
No entanto, a chuva volta durante a tarde e noite de domingo (19) nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte devido a um sistema de baixa pressão próximo da costa catarinense. O sistema deixa o tempo instável com pancadas ocasionais de chuva na maioria das regiões até terça-feira (21), com as temperaturas amenas no período.
Mar agitado
A Epagri também emitiu um aviso de mar agitado, que vale entre o meio-dia desta sexta (17) e a meia-noite de domingo (19).
Entre o sábado e o domingo, também há riscos de alagamentos costeiros devido à maré alta, atingindo as regiões de Florianópolis (SC-405 no Rio Tavares, CentroSul, avenida da Saudade e praias do Sul da Ilha), Barra Velha, Araranguá, Itajaí e Joinville, entre outros locais.
O alerta é para vento sul intenso e persistente e com rajadas de 50 km/h a 70km/h, mais forte ao sul de Laguna, e mar muito agitado com picos de onda de 2,5m a 3,5m, mais altos ao sul de Florianópolis.
Essa condição é desfavorável e apresenta risco para a navegação de pequenas e médias embarcações. O vento será mais intenso e o mar estará mais agitado no sábado (18). A partir de domingo o vento fica mais fraco, variando de sudeste a nordeste.
Para quem vai passar o carnaval na praia, os melhores dias serão no fim de semana de sol, no entanto, a temperatura não será típica do verão como nos últimos dias.
As dicas para aqueles que vão curtir a folia são usar roupas leves, não se esquecer da hidratação e proteção solar, e nos dias de chuva tomar cuidado com os raios.
Orientações do Inmet
As fortes chuvas e ventos podem causar corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos de terra, desmoronamentos, descargas elétricas, estragos em plantações, entre outros.
A Defesa Civil Nacional, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, orienta que a população adote medidas de autoproteção. Entre elas, as pessoas devem procurar um local seguro, não devem se abrigar embaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, placas de propaganda, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e não transitar em áreas alagadas.
Com informações da Agência Brasil