A Cáritas Diocesana de Criciúma divulgou, nessa terça-feira (25), uma Nota de Apoio à Mobilização Geral contras as Reformas. Os membros do organismo da Igreja estiveram reunidos ontem, na sede da Cáritas, onde decidiram por reiterar a mesma posição já defendida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Conselho Federal de Economia.
Ao fim da mensagem, a Cáritas convoca todos a integrarem as mobilizações que ocorrerão em Criciúma (às 08h, no Terminal do Pinheirinho) e nos demais municípios. Quem assina a nota é o presidente da Cáritas, padre Wilson Buss. Segue o conteúdo do documento, na íntegra:
“NOTA DE APOIO À MOBILIZAÇÃO GERAL CONTRA AS REFORMAS
Criciúma, 24 de abril de 2017
“Não posso deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo nos mais pobres, que muitas vezes se veem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções fáceis e superficiais, para crises que vão muito além da esfera meramente financeira” (Papa Francisco).
A CÁRITAS DIOCESANA DE CRICIÚMA, reunida no dia 24 de abril de 2017, reitera a Nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, a Ordem dos Advogados do Brasil-OAB e o Conselho Federal de Economia-COFECON, POR UMA PREVIDÊNCIA SOCIAL JUSTA E ÉTICA, que diz: “Conscientes da importância da Previdência Social para o povo brasileiro e preocupados com a proposta de reforma encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional, vêm, conjuntamente, reiterar sua posição sobre a Reforma da Previdência-PEC 287/2016”.
A Cáritas Diocesana de Criciúma, tem o compromisso evangélico com os excluídos e excluídas da sociedade, os mais pobres e os trabalhadores e trabalhadoras, justamente aqueles que serão primeiramente afetados com as “reformas da maldade” proposta por este do governo.
Neste sentido, vimos a público reafirmar que não aceitamos que novamente os mais pobres, homens e mulheres, sejam os penalizados pela ganância de alguns que sempre estiveram em situação de privilégios na sociedade, e ao mesmo tempo, nos posicionar contra a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista e a Terceirização.
E por entendermos que o atual governo “escolhe o caminho da exclusão social” e joga milhares de famílias, mulheres, idosos e crianças na miséria, CONVOCAMOS a todos e todas para unirmos força no próximo dia 28 de abril de 2017 na MOBILIZAÇÃO GERAL “contra as reformas”: em Criciúma através da concentração que se inicia no Terminal do Pinheirinho em frente à UNESC às 08:00h, e nos demais municípios, através de outras formas de Mobilização.
Pe. Wilson Buss
Presidente da Cáritas Diocesana de Criciúma
CONTATO
Pe. Wilson Buss”