Geral

Carbonífera Catarinense realiza o projeto Horta na Escola em Lauro Müller

Essa é uma das ações da empresa alusivas à Semana do Meio Ambiente

Divulgação

Durante essa semana o cuidado com o Meio Ambiente está sendo lembrado em todo o Brasil. Em Lauro Müller, a Carbonífera Catarinense está realizando o Projeto Horta na Escola em dois colégios.

A Escola Engenheiro Ernani Cotrin foi a primeira a participar do projeto nesta terça-feira (4). Já a Escola Municipal Rio Capivaras Alto irá implantar a Horta nesta quinta-feira (6).

A engenheira ambiental da Carbonífera Catarinense, Aline de Bittencourt Rabello, explica como surgiu o projeto com as escolas. “Esse é um projeto que nasceu de uma vontade da direção com o setor de meio ambiente de envolver a empresa na vida da comunidade. Analisando a carência das escolas da região, optamos em levar a horta até eles. Essas escolas têm lanche oferecido pela própria escola, então eles têm resto de comida, cascas de verduras e frutas. Podemos aproveitar esses materiais para fazer a compostagem, que é pegar esses resíduos, fazer adubo e usar na própria horta. É legal ter esse envolvimento das crianças com a terra, com a horta, com a comida saudável e sem agrotóxico”.

Divulgação

O projeto foi dividido em duas etapas. A primeira foi uma palestra de educação ambiental, que abordou assuntos como a compostagem e técnicas de plantio. Já a segunda etapa foi prática, quando os alunos montaram a horta juntamente com a Carbonífera. “Primeiro fazemos palestras ensinando como é que se trabalha com a compostagem, como se faz o adubo com o resto de comida e como se planta, incluindo a melhor época de se plantar e colher, o espaçamento entre as verduras. A segunda etapa é a prática em que ensinamos eles plantarem. Exatamente tudo o que foi ensinado será colocado em prática”, explica a engenheira ambiental.

Aline ainda destaca a importância da educação ambiental para as crianças. “Temos que saber desde o início a cuidar do meio ambiente, nós temos que ter um conhecimento do todo, é importante e necessário”.

Divulgação

A diretora da Escola Engenheiro Ernani Cotrin, Rejane Pereira dos Santos, conta que cerca de 350 alunos estão participando do projeto. São alunos desde o 1° ano do ensino fundamental até o 2° ano do ensino médio. Para a diretora essa é uma oportunidade de os alunos terem contato com o meio ambiente. “Quem mora no interior tem esse contato, mas quem mora por aqui é raro ter uma horta m casa, e quando tem não são eles que cuidam, são os pais”, comenta.

Divulgação

A horta escolar vai permitir que os alunos cuidem das verduras plantadas e também que os próprios alunos desfrutem dos alimentos. A diretora explica que as verduras colhidas serão levadas pelos alunos para casa, contribuindo para a alimentação saudável de muitas famílias da comunidade. Além disso, um dos alunos terá como atividade a venda das verduras. Ele ficará responsável de colher e vender os alimentos. O valor arrecadado permitirá a reposição das mudas e uma economia que ajudará a família do aluno.

A Horta na Escola é mais uma das ações da Carbonífera Catarinense que destaca a importância do cuidado com a natureza e o meio ambiente. Nesta quinta-feira (6), o projeto continua na Escola Municipal Rio Capivaras Alto.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Divulgação

Divulgação

 

Divulgação

Divulgação

Notícias Relacionadas

Eleições 2020: Com possibilidade de chapa pura, PDT quer oferecer opção ao eleitor de Lauro Müller

O presidente do partido, Manoel Jades Izidoro, falou com exclusividade sobre os preparativos para as eleições municipais.

Idosos da Inclusão Digital e Alfabetização de Lauro Müller escrevem cartas contando cotidiano durante pandemia

O acompanhamento feito aos idosos integrantes do programa é feito pelo Governo do Município, através da Secretaria de Assistência Social de Lauro Müller e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

Governo de Lauro Müller inicia obras para revitalização em Centro de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Barreiro

O novo serviço vai atender jovens e adolescentes que integram o serviço coordenado pelo Cras, dando acompanhamento em local adequado e revitalizado.

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.