Poder Executivo

Captação da coleta seletiva aumenta 120% em 2015, em Urussanga

Foto: Renan Medeiros / Comunicação Prefeitura de Urussanga

Foto: Renan Medeiros / Comunicação Prefeitura de Urussanga

Urussanga registrou um aumento de mais de 120% na quantidade de lixo reciclável captado pela coleta seletiva nos primeiros cinco meses de 2015, numa comparação com o mesmo período de 2014. De janeiro a maio do ano passado, o município havia coletado 57 toneladas. Neste ano, mais que dobrou: foram 127 toneladas recolhidas.

O Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul – Cirsures, que envolve sete municípios da Região Carbonífera, atribui o aumento à aquisição de um novo caminhão para o serviço. O veículo foi adquirido em maio do ano passado pelo Cirsures e, desde então, um volume maior passou a ser captado.

Todo o material é encaminhado à Cooperativa de Catadores do Rio América – Cooperamérica, responsável por fazer a triagem e dar a destinação adequada.

Urussanga tem 16 bairros contemplados pelo programa de coleta seletiva. Para continuar a melhoria dos índices de reciclagem, a Fundação Ambiental Municipal de Urussanga – Famu já adota medidas. “Nós fiscalizamos as empresas para que elas deem a destinação correta aos recicláveis. Vamos colocar ainda mais lixeiras de coleta seletiva em locais de grande circulação, além das que já temos”, explica a superintendente da Famu, Bruna Costa.

Mais de 30 toneladas por mês

A captação mensal, que até meados do ano passado nunca havia passado de 20 toneladas, agora está em torno de 31. "O trabalho do Cirsures e da Famu está sendo muito importante, assim como o empenho da população em separar o material”, enaltece o prefeito de Urussanga, Johnny Felippe. De acordo com ele, contudo, ainda há potencial para melhorar. “Hoje em torno de 9% do nosso lixo é reciclado. Temos como meta chegar a um patamar de pelo menos 12% até o fim do ano, por isso precisamos da colaboração de todos”, afirma.

CONFIRA O ROTEIRO DA COLETA SELETIVA

SEGUNDA-FEIRA

MANHÃ: Figueira, Carol, Morro da Glória e Centro

TARDE: Baixada Fluminense, Centro, Vila Romana e Pirago

QUINTA-FEIRA

MANHÃ: De Villa, Vila Romana, Bom Jesus e Dois Rios

TARDE: Estação, Bel Recanto e Centro

SEXTA-FEIRA

MANHÃ: Bairro das Damas, Nova Itália, De Brida e Rio América

Colaboração: Renan Medeiros / Comunicação Prefeitura de Urussanga