Educação

Capes aprova curso de mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico na Unesc

Apenas 16 programas em todo o Brasil foram aprovados

A Unesc acaba de receber a recomendação da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/MEC) para a implantação do programa de pós-graduação, nível de mestrado, em Desenvolvimento Socioeconômico. Em todo o Brasil a Capes aprovou a recomendação de apenas 16 programas para 2013.




“Este novo mestrado vem demonstrar a maturidade acadêmica, em especial da pesquisa em nossa Universidade. Ele atende a necessidade de formação continuada de nossos egressos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia e os de Gestão”, afirmou o reitor Gildo Volpato. O reitor destacou que o programa também vai dar grandes contribuições para a comunidade regional, na medida em que produzirá novos conhecimentos que contribuirão na resolução de problemas e na prospecção de novas alternativas no setor produtivo.

Desenvolvimento Socioeconômico

O mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico está diretamente relacionado ao conjunto de atividades humanas, que se articulam no contexto local, regional e nacional. Ele vai oferecer duas linhas de pesquisa: “Trabalho e Organizações” e “Desenvolvimento e Gestão Social”. Serão oferecidas 24 vagas, sendo que o primeiro processo seletivo deve sair ainda este ano, para início das aulas em 2014.

“Ele é um mestrado vinculado com a realidade em que estamos inseridos, com foco nos problemas regionais. É um programa interdisciplinar, que abrange várias áreas do conhecimento”, comentou o coordenador do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, Alcides Goularti Filho. Alcides ressaltou que a parecer da Capes foi muito positivo e ele atribui isso principalmente aos professores, que tem um grande volume de produção científica de qualidade.

Quinto mestrado

Com essa conquista a Unesc chega ao quinto mestrado (Educação, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde, Ciência e Engenharia de Materiais e Desenvolvimento Socioeconômico) e dois doutorados (Ciências da Saúde e Ciências Ambientais).

“A aprovação do PPGDS na modalidade de mestrado representa os esforços de uma Universidade comprometida com o ensino, a pesquisa e a extensão de excelência. O mestrado fomentará a realização de pesquisas na área da Gestão, da Economia, do Direito, das Ciências Contábeis e outras áreas afins, contribuindo de modo muito significativo com o desenvolvimento regional por meio da produção do conhecimento de alta qualidade nesta área”, destacou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

Clique aqui e confira mais informações sobre o mestrado

Colaboração: Davi Carrer/Assessoria de Imprensa