Cena foi filmada. Cachorro teve ferimentos, mas está bem, segundo dono. "Fiquei horrorizado", disse ele.
Um cachorro foi arrastado após pular da caçamba de uma caminhonete na manhã desta quarta-feira (23) em Luzerna, no Oeste catarinense. A cena foi filmada por um motorista que seguia atrás. O dono do cão afirmou que o animal está bem. “Fiquei horrorizado com o ocorrido”, disse.
O cão se chama Snoopy. O dono dele, Vinicius Kunen, que não estava presente no momento do acidente, explicou que o animal estava sendo levado por um parente para um sítio entre Luzerna e Água Doce, onde há mais espaço e outros cães. Snoopy e a irmã dele, uma cadela chamada Tina, já estão acostumados a serem levados na caçamba da caminhonete. Porém, geralmente não vão amarrados.
“Foi amarrado porque estava transportando pneu e ficou com medo de ele se assustar. Ele pulou [da caçamba] porque um pneu caiu e aí ele estava amarrado. Foi filmado, a gente não sabe o horário, se ficou muito tempo filmando. Alguém passou pela lateral, deu uma buzinada”, relatou Vinicius.
Após o aviso do outro motorista, a família parou no acostamento e viu que Snoopy havia pulado da caçamba. “Ele tem bastante pelo, arrastou a parte de trás da coxa. Levou três ou quatro pontos”, explicou o dono.
Sobre a repercussão, Vinicius afirmou que seu parente ligou para avisar o que tinha ocorrido. “Ele me perguntou se eu já sabia, o que estavam falando [em uma rede social]. Falei que não, até fiquei preocupado”, afirmou. “Fiquei horrorizado com o ocorrido”, disse, sobre o momento em que soube que o cão havia sido arrastado. “Fui até a casa da minha sogra, que me contou toda a situação. Mas o cachorro está bem”, resumiu.
Transporte de animais
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é proibido conduzir animais nas partes externas de veículos sem autorização.
Existem duas opções seguras de se transportar cães em carros, sempre no banco de trás do veículo. Uma é levar o animal dentro de uma caixa de transporte e prendê-la no cinto de segurança. A outra é colocar no cachorro um cinto específico, vendido em pet shops, e que é preso ao cinto de segurança do automóvel.
Com informações do site G1 SC