Feira de Ciências e Tecnologia da Satc envolve estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico.
Acabar com o uso do plástico no planeta é algo quase impossível. Mas se cada um fizer um pouco, o impacto será menor. “Hoje, no Brasil, só reciclamos 4% do plástico. Isso é muito pouco”, pondera a estudante Elza Ronconi. Ela e os colegas Maria Eduarda Pierini Medeiros e Mateus De Luca decidiram tentar. Nas aulas do curso técnico em Química da Satc, eles desenvolveram um canudo biodegradável, substituindo o canudo plástico, e que se decompõe facilmente.
O projeto “Biocanudo” é um dos apresentados na Feira de Ciência e Tecnologia (Fecitec) 2019, realizada na Satc nesta quinta-feira (24). No total, são 56 iniciativas dos estudantes dos ensinos fundamental II, médio e técnico que envolvem conhecimentos teóricos e práticos. Os estudantes do técnico em Química buscaram em elementos bem populares, como a tapioca, gelatina, açúcar e colágeno, os ingredientes para criar a estrutura que dá forma ao canudo. “Estamos preocupados com o meio ambiente e queremos fazer a nossa parte”, afirma Mateus.
As propostas da Fecitec envolvem mostras, experimentos e inovações. Divididos nestas categorias, mais de 220 alunos apresentam suas pesquisas e criações. São iniciativas que podem mudar a vida de idosos, por exemplo. “Criamos um tapete sensorial. Quando o idoso pisa nele acende uma luz. Isso facilita o deslocamento”, explica o estudante Gabriel Siepmann.
Desafiados em disciplinas, os alunos colocaram a mão na massa durante as aulas. “Criamos brinquedos educativos, que estimulam o raciocínio lógico, equilíbrio, mas também são divertidos”, ressalta o estudante do técnico em Fabricação Mecânica, Igor Carvalho. A Fecitec 2019 é uma das atrações da Jornada Satc, evento que abre as portas da instituição para que estudantes de outras escolas possam participar de oficinas, workshops e palestras. A Feira e a Jornada seguem até às 21h desta quinta-feira.
Colaboração: Comunicação SATC