Turismo

Cânions do Sul estão a caminho de ser patrimônio mundial

Cânions do Sul estão a caminho de ser patrimônio mundial

Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Está mais perto de o Sul do Estado ter o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Leonel Pavan, assinou nessa sexta-feira a ordem de serviço para início dos estudos de rochas, solo e geografia da região. As atividades serão desenvolvidas nos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande.

Os estudos são necessários para que os cânions entrem no processo de candidatura à Rede Mundial de Geoparques, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco. Eles serão realizados por pelo menos seis meses pela empresa Geodiversidade Soluções Geológicas. Ela foi contratada por meio de pregão em junho para desenvolver a estratégia de geoconservação do projeto.

Essa rede distingue áreas naturais com elevado valor geológico. Para isso, deve haver desenvolvimento sustentável que respeite as características naturais e envolva valores humanos. No Brasil, o único parque integrante à rede fica no Sul do Ceará, o Geoparque Mundial Araripe. Na América Latina, são apenas três. Além do Ceará, os outros ficam no Uruguai e no México. Com esse reconhecimento, aposta Pavan, aumentará o interesse turístico pela região e será possível atrair investimentos privados.

Com informações do site Diário Catarinense

Notícias Relacionadas

Caminho dos Cânions do Sul poderá se tornar Geoparque da Unesco

Cânions do Sul está entre os Geoparques a serem avaliados pela Unesco em 2020

Isso representa mais um importante passo em busca da chancela que deve impulsionar o desenvolvimento econômico da região, especialmente por meio do turismo sustentável.

Projeto da Multiplicando Talentos é escolhido pelo Criança Esperança

Serão atendidos 190 crianças, adolescentes e jovens de Criciúma, além de atendimento aos adolescentes do CASEP.

Projeto Geoparque Cânions do Sul lança candidatura a fim de se tornar um Geoparque Mundial da Unesco

Situado entre sete municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a região turística possui uma área de 2.830 quilômetros quadrados