Política

Candidato eleito entra com recurso para manter resultado em Bom Jardim da Serra

O candidato a prefeito Cristiano Cardoso (PSD) teve menos votos que o outro candidato, cuja chapa foi indeferida.

Foto: Divulgação/São Joaquim On Line

Foto: Divulgação/São Joaquim On Line

O prefeito eleito de Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, entrou com recurso na quinta-feira (13) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  para manter o resultado das eleições.

Na segunda (11), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) determinou a realização de novas eleições na cidade.

De acordo com o TSE, o recurso especial está protocolado na coordenadoria de registro TRE-SC e deve chegar ao TSE em breve. Com isso, a decisão de novas eleições fica  suspensa até o julgamento do mérito.

"Entramos ontem com recurso para que eu me mantenha como candidato eleito", disse Cristiano Cardoso da Silva (PSD). Conforme o TSE, ainda não há prazo para nova decisão sobre o caso. 

Novas eleições

A decisão de realizar novas eleições em Bom Jardim da Serra foi tomada porque o  candidato da chapa indeferida, Serginho Rodrigues de Oliveira, o Serginho (PTB), teve mais de 50% dos votos dos eleitores.

Nas eleições municipais de 2 de outubro, Cristiano Cardoso da Silva (PSD) foi eleito com 1.518 votos. Entretanto, o candidato mais votado foi Serginho (PTB) com mais de 100 votos a mais, 1.627.

Apesar de Serginho ter sido mais votado, a chapa dele estava com a candidatura indeferida por causa de sua vice, Priscila Dias (PSDB), mulher do atual prefeito da cidade, Edelvânio Topanotti (PSDB). Priscila só seria elegível se Topanotti se afastasse do cargo por no mínimo seis meses,  conforme a legislação.

Com isso, apesar de o nome do concorrente aparecer nas urnas, no resultado final das eleições nenhum voto foi computado. No entando, os votos ficaram arquivadosseparadamente no sistema do TSE, até que o recurso do registro indeferido fosse julgado.

Com informações do G1 SC