Presidenciável visitou cidades de Forquilhinha e Criciúma na manhã deste sábado. Tucano passará ainda por Içara e Florianópolis, em SC.
O candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Geraldo Alckmin, disse na manhã deste sábado (8), em Santa Catarina, que o Brasil precisa de pacificação. Ele cumpriu agenda de campanha em Criciúma.
Perguntado sobre como era voltar à campanha eleitoral após o atentado contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL), que levou uma facada na quinta-feira (6), o tucano afirmou que é preciso um “esforço conciliatório de pacificação”.
“Estou absolutamente tranquilo, não tem nada de insegurança. E acho que o Brasil precisa de pacificação. Toda vez que o Brasil fez um esforço conciliatório o Brasil avançou, foi assim na redemocratização, foi assim na constituinte, foi assim no Plano Real”, disse Alckmin, na praça Nereu Ramos, no centro de Criciúma.
“E eu venho falando isso desde que não era candidato, mesmo quando não era candidato eu disse: olha, tem muito ódio. Nós precisamos fazer o esforço de pacificação. Nós só temos um Brasil, um país. Tem que haver um esforço conciliatório de pacificação”, afirmou o tucano.
Reformas
O presidenciável disse que pretende aprovar quatro reformas nos primeiros seis meses de um eventual governo: previdenciária, tributária, política e de estado.
“Reforma política, menos partidos, voto distrital misto e facultativo. Reforma tributária, simplificar o modelo tributário, os cinco impostos virar um só, o IVA. Reforma previdenciária, para ter um regime geral de previdência, pra não ter um pro setor privado e outro pro setor público e reforma de estado. O governo cabe no PIB. Temos que fazer o esforço de reforma do estado, como nós fizemos em São Paulo”, declarou.
Alckmin disse ainda que é preciso aproximar o turismo da cultura para atrair mais pessoas ao país e gerar empregos. “Hoje, no mundo, de cada cinco empregos um é ligado direta ou indiretamente ao turismo. É importantíssimo. Em nenhum país do mundo tem as condições do Brasil: tamanho, recursos naturais, hospitalidade, costas, praias, interior. Então nós vamos promover o turismo. Vender a marca Brasil, divulgar muito a marca Brasil, melhorar a infraestrutura pra o turismo e trazer investimento”, afirmou Alckmin.
Mais cedo, o presidenciável visitou Forquilhinha, na Região Metropolitana Carbonífera, no Sul do estado. O tucano caminhou pelas ruas da cidade acompanhado do governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira (MDB).
O tucano disse que pretende investir em obras de infraestrutura para gerar empregos e atrair empresas para o estado. “Santa Catarina tem um problema de infraestrutura e nós vamos trabalhar muito, Eduardo [Pinho Moreira, governador de SC], trabalhar muito em parceria com o estado. Obras de infraestrutura geram muito emprego”, afirmou Alckmin.
Alckmin ainda visitará as cidades de Içara e Florianópolis neste sábado.
Com informações do site G1 SC