Saúde

Câncer ‘explode’ em SC e estimativa é que mais de 39 mil pessoas tenham a doença em 2023

CEPON alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença no Dia Mundial do Câncer.

Foto: Freepik / Divulgação / ND

O câncer em Santa Catarina pode dar um salto em número de casos. Isso porque, de acordo com uma estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer), aponta que o Estado terá 39 mil novos casos em 2023. Apesar da gravidade, o CEPON – SC (Centro de Pesquisa Oncológicas) aponta que o diagnóstico precoce e hábitos de vida saudáveis, podem ajudar a reduzir a mortalidade.

“Neste dia 4 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial do Câncer, uma oportunidade de disseminar informações sobre prevenção e diagnóstico precoce, que contribuem para o controle dos casos”, informou a pasta em um texto do seu site.

O Estado tem a maior prevalência de casos de câncer entre homens é o câncer de próstata, com estimativa de 1.700 casos em 2023. Entre as mulheres, é o câncer de mama, com previsão de 3.860. Neoplasias de cólon e reto, com 2.470 novos casos estimados, aparecem como as de maior incidência entre ambos os sexos, de acordo com dados do INCA.

Segundo o diretor-geral do CEPON, Marcelo Zanchet, o câncer é uma doença com múltiplos fatores. Para ele, hábitos saudáveis reduzem os riscos da doença, como uma dieta equilibrada e uma rotina de atividades físicas. Por outro lado, o abuso do álcool e fumo estão entre os fatores associados ao aumento da incidência da doença. “Um estilo de vida saudável colabora para a prevenção da doença. Também é importante o diagnóstico precoce, que amplia as chances de sobrevida do paciente”, afirma.

A gerente médica do CEPON, Mary Anne Taves, afirma que o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza o tratamento contra o câncer de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Porém, a indústria farmacêutica vem conquistando grandes avanços com novas drogas e tecnologias de maneira acelerada. “O CEPON mantém iniciativas que podem contemplar casos específicos de grupos de pacientes com alguns novos medicamentos em fase de Pesquisa Clínica”, finaliza.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Com informações do site ND+

Notícias Relacionadas

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Vigilância em Saúde de Criciúma promove oficina para planejar ações, prevenção e controle de doenças

Capacitação aconteceu na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)

Quimioterapia: jovem tubaronense consegue tratamento na Justiça

Aulas são suspensas após falecimento de estudante em Içara

Murilo Hernani Santana, de 13 anos, lutava desde dezembro contra um câncer (linfoma).