Um dos principais motivos dessa estatística é a dificuldade que os pacientes enfrentam para conseguir começar o tratamento, segundo médicos.
Santa Catarina é o segundo estado do Brasil com mais cidades em que o câncer é a principal causa de morte. Esse é o caso de 95 dos 295 municípios catarinenses, o que representa 32%. Os números foram divulgados na tarde desta segunda-feira (16) pelo Ministério da Saúde. As informações são do G1SC.
O estado catarinense só perde para o Rio Grande do Sul. Os dados são do Sistema de Informações de Mortalidade. Pela primeira vez, esses dados foram agrupados e analisados pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.
Nesse ranking catarinense, entre as cidades de maior porte, Blumenau, no Vale do Itajaí, aparece em primeiro. Em 2015, foram 447 mortes em decorrência do câncer, 25% do total de mortes naquele ano na cidade.
Os dados mostram uma concentração maior das mortes em regiões mais desenvolvidas, justamente onde a expectativa de vida e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são maiores.
Médicos também dizem que um dos principais motivos dessa estatística é a dificuldade que os pacientes enfrentam para conseguir começar o tratamento.
“É muito importante, a partir desses dados, e por isso esse trabalho é extremamente importante, porque ele leva para o gestor um alerte, dizendo ‘olha só, aqui no seu município está acontecendo um fenômeno que talvez você não esteja percebendo'”, afirmou o médico Luiz Santini, que foi presidente do Instituto Nacional do Câncer (Inca) por 10 anos.