A Regata de Remadores Tubá-Nharô faz parte do Projeto Renavegar e objetiva incentivar a prática das modalidades esportivas à remo no Rio Tubarão
O Rio Tubarão vai ser palco para a Regata de Remadores Tubá-Nharô – ou “Pai Feroz” em Tupi-Guarani, forma pela qual os indígenas nomeavam o rio. Remadores de toda a região estarão em uma confraternização esportiva envolvendo modalidades de remo, neste domingo, 5, à partir das 8h30 na rampa náutica do Clube 29 de Junho.
A Regata de Remadores Tubá-Nharô faz parte do Projeto Renavegar que objetiva incentivar a prática das modalidades esportivas à remo no Rio Tubarão assim como em todas as lagoas que compõem o complexo lagunar da região do extremo sul catarinense.
De igual forma, pretende-se salientar sua inequívoca vocação turístico-esportiva ao mesmo tempo em que se cria um eixo para balizar uma discussão perene sobre a adoção de políticas públicas de longo prazo em prol da recuperação ambiental de toda a região.
Serão dois percursos, um de 10 Km saindo da rampa náutica do Clube 29 de Junho e navegando à montante passando por baixo de todas as cinco pontes do Rio Tubarão, com ponto de retorno aos 5 Km. E um segundo percurso de 25 Km, destinado a remadores avançados, com navegação também à montante e com ponto de retorno aos 12,5 km.
Quatro modalidades de embarcações poderão participar: Caiaque Oceânico, SUP- Stand Up Paddle, Canoa Havaiana e Surfski.
Como precauções de segurança, todo o percurso será acompanhado por embarcações de apoio, tanto à remo quanto à motor, com monitores treinados. O 8º. Batalhão do Corpo de Bombeiros de Tubarão será devidamente informado sobre todos os detalhes do evento, assim como a Capitania dos Portos de Laguna. Ainda como fatores de segurança, apenas poderão participar pessoas com maior de 18 anos. De igual forma, será exigido que os participantes usem coletes salva-vidas, que saibam nadar e que estejam aptos fisicamente para participarem desta atividade, a qual é considerada de moderada à intensa.
A atividade irá se iniciar pontualmente às 8h30. O tempo máximo previsto para conclusão do percurso para o trajeto base, em uma cadência leve de progressão, será de 2h30. À partir das 11h30 haverá uma celebração com uma “Cozinha ao Vivo” no deck do Clube 29 de frente para o Rio Tubarão onde será servido um almoço aos participantes.
Com informações HCNotícias