O cubo mágico é a nova febre que está tomando conta dos estudantes da rede pública municipal, o campeonato foi realizado na Escola Angelo de Lucca
Um torneio diferenciado foi realizado na manhã desta segunda-feira (17), entre os alunos da Escola Municipal Angelo de Lucca. O campeonato de cubo mágico mobilizou 53 estudantes, quatro deles serão selecionados para a fase municipal, que será realizada no dia 17 de outubro, na Praça Nereu Ramos.
Segundo a secretária municipal de educação, Rose Margareth Reynaud, o projeto mostra para os alunos que nem tudo depende de habilidade física, em algumas modalidades, o raciocínio é mais importante que a força.
“Com o projeto trabalhamos a matemática de forma ampla. É gratificante ver que nas escolas alunos e professores estão empenhados e dedicados. Hoje, 53 alunos sabem montar o cubo mágico na Escola Angelo de Lucca. Acredito esses estudantes entendem que não há limites para o aprendizado e com concentração é possível aprimorar qualquer área do conhecimento. Saber pensar é importante para o exercício diário de diversas atividades. Estamos no primeiro ano de projeto em nossa cidade, a tendência é que ele cresça e conquiste mais atletas da mente”, brinca a secretária, Rose.
Cada um dos 53 estudantes teve três chances para montar o cubo e computarem os melhores tempos, a atividade visa rapidez e agilidade dos participantes. Para o diretor da escola, Marcio Floriano, o cubo mágico só trouxe benefícios para a instituição de ensino. “Os adolescentes adoram desafios e as nossas professoras de matemática estão trabalhando e incentivando os de estudantes, a meta é aumentar o número de praticantes da atividade. Isso vai ao encontro do que os próprios alunos buscam. E percebemos que o estimulo do raciocínio aumentou o interesse deles em outras disciplinas”, ressalta o gestor.
Projeto é sucesso dentro da instituição
Já são três meses de trabalho das professoras Patrícia Paegle e Adriana Sônego. O Projeto Cubo Mágico surpreende a cada dia. Com treino sempre surge um novo estudante que conseguiu aprender a técnica. Além de desenvolver o raciocínio e a concentração, eleva autoestima de cada um.
Os quatro classificados para e tapa municipal serão conhecidos até o final dessa semana. A organização do campeonato está contabilizando os tempos. Na etapa municipal serão definidos os finalistas, estes seguem para Joinville e participam da Feira de Matemática, onde vão aprimorar seus conhecimentos.
Desde que iniciou o projeto, a aluna Bruna Dassoller, 14 anos, é um dos destaques nas competições, a cada treino ela melhora os tempos e as habilidades. “Quando estou perto dos outros, fico nervosa, mas quando percebo que consegui montar o cubo da forma correta, sinto uma alegria imensa. Estou bem ansiosa com a possibilidade de classificação. São várias as questões que me animam: conhecer Joinville, uma cidade que nunca fui. E, principalmente, poder participar de uma feira de matemática. Se eu for classificada, vou encontrar pessoas que assim como eu, gostam de matemática. Tenho certeza que estou pronta para ir para a Praça Nereu Ramos no mês de outubro”, comenta animada Bruna.
Colaboração: Milena dos Santos / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma
[soliloquy id=”141345″]