Os sete alunos das redes municipal e estadual de Educação de Criciúma que saíram vitoriosos da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada em 2014, receberam as suas medalhas na manhã dessa quinta-feira (8). O ato foi realizado no gabinete do prefeito Márcio Búrigo e contou com a participação da secretária municipal de Educação, Rose Reynaud, e de representantes da Gerência Regional de Educação (Gered) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
“Esse ano, no aulão que oferecemos aos alunos que iriam participar da Obmep, conseguimos lotar um auditório em um sábado de manhã. Eu confesso que fiquei surpreso e ao mesmo tempo muito feliz em ver aqueles jovens buscando mais conhecimento. Quando conseguirmos que essa seja a maioria, nesse dia a realidade do Brasil vai mudar, porque nesse dia a educação terá vencido essa praga que é o tráfico de drogas e o caminho da violência”, afirma o prefeito.
O aluno da Escola Municipal Jorge da Cunha Carneiro, Gustavo Albino Francisco, recebeu a medalha de bronze por seu desempenho em 2014 e se mostra empolgado pelo resultado deste ano, que sai em novembro. “Eu achei a prova do ano passado mais difícil, por isso espero ganhar mais uma medalha esse ano”, declara o jovem. Pais, professores e diretores das escolas também participaram da entrega das medalhas. “Se os filhos de vocês estão aqui hoje é porque eles se sobressaíram a outros quatro mil estudantes e o país só vai crescer se nós buscarmos e valorizarmos esses talentos”, disse a secretária Rose.
“Momentos como esse incentivam os alunos para os próximos anos. Nós temos muitos talentos por aí que precisam de atitudes como essa, de valorização”, comenta a gerente regional de educação, Jucilene Antônio Fernandes.
A prova da segunda fase da Obmep foi realizada no dia 12 de setembro. Da rede pública municipal de Criciúma participaram aproximadamente 230 alunos. O resultado será divulgado no dia 27 de novembro e as medalhas serão entregues aos vencedores em 2016.
Colaboração: Bruna Borges