Iniciativa da Comissão do Idoso da OAB em parceria com Judecri e ASTC visa transmitir conhecimentos a população.
Em Criciúma, a ocupação irregular de vagas de estacionamento destinadas a idosos e deficientes físicos é a segunda principal causa de multas. A informação foi repassada na noite dessa quinta-feira (21), pela coordenadora do setor de projetos da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC), Jamile Abrahim, durante a cerimônia de lançamento da campanha que visa conscientizar a população sobre o uso das vagas exclusivas. A ação é uma iniciativa da comissão do Idoso da subsessão de Criciúma da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos (Judecri).
“O desrespeito na nossa cidade é grande. A quantidade de reclamações e multas aplicadas em virtude do desrespeito as vagas especiais também é grande”, comenta Jamile. Diante desse atual cenário no município, o presidente da Ordem, Luiz Fernando Michalak, destaca que havia a necessidade de criar uma campanha visando conscientizar a sociedade, garantindo, desta forma, o acesso dos idosos e portadores de necessidades especiais ao direito. “A OAB luta constantemente para garantir o acesso ao direito. Era necessária uma iniciativa como essa, pois nem todos os direitos estão sendo respeitados”, enaltece.
A presidente da comissão, Andreia, observa que a campanha visa destacar os direitos e deveres de cada um. Durante o período de vigência da ação serão distribuídos materiais informativos a população. A ação segue por tempo indeterminado.
A presidente da associação do idoso, Maria Inês Conti, frisa que a sociedade não está preparada para receber o idoso. “A população idosa está crescendo muito, mas a sociedade não está prepara para nos receber. Por isso é necessário haver conscientização”, comenta. Já a representante da Judecri, Patrícia Bonfante, ressalta que a falta de vagas é um dos muitos problemas enfrentados pelos deficientes físicos diariamente. “Todos os dias temos os direitos desrespeitados. A legislação já prevê poucas vagas para nós e mesmo assim elas acabam sendo ocupadas por quem não é idoso ou deficiente”, completa.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que 5% das vagas de estacionamento de uso público devem ser destinadas aos idosos e 2% aos veículos que transportam pessoas portadoras de deficiência.
A solenidade, que aconteceu no auditório da OAB, contou também com a presença do juiz federal Paulo Vieira Aveline.
Sábado de conscientização
O sábado será de conscientização em Criciúma. A partir das 9 horas da manhã, representantes da OAB, Judecri e ASTC estarão em frente a Casa da Cultura, na praça Nereu Ramos, divulgando o material da campanha. A intenção é orientar a população sobre os direitos e deveres e também repassar informações sobre a confecção de carteirinha ou credencial para pessoas idosos ou portadoras de necessidades especiais.
Colaboração: Amanda Tesman/Ápice Comunicação