A campanha “Compre aqui e valorize Orleans” foi lançada pelo prefeito de Orleans, Jorge Koch, na noite dessa quinta-feira (8). O intuito é conscientizar os orleanenses sobre a importância de comprar no comércio local, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade.
Com os reflexos da greve nacional dos caminhoneiros e a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios pela perda de empresas em 2016, o prefeito defende que a união de esforços com representantes dos setores produtivos e entidades organizadas é a solução para a recuperação da economia.
“Ao adquirir um produto no comércio daqui, estamos gerando impostos, empregos e renda para Orleans”, ressaltou. Esta é a primeira ação realizada e o chefe do Executivo espera que haja adesão por parte de todos os cidadãos orleanenses. Com isso, busca-se elevar a Cidade das Colinas como um município onde as pessoas tenham qualidade de vida. “Como contrapartida, a Administração Municipal trabalhará para se tornar referência em credibilidade, desenvolvendo e implantando obras e ações para as pessoas”, destacou.
Mais de 50 lideranças estiveram presentes na reunião, onde foi apresentada a situação econômica de Orleans. Ailson Piva, diretor financeiro e coordenador do Movimento Econômico da Amrec, falou da perda que o município teve com a saída de empresas em 2016, sofrendo impacto de aproximadamente R$ 1 milhão ao ano na arrecadação. Ele sugeriu diálogo e união de esforços para atravessar a crise.
Os representantes das entidades parceiras da campanha, CDL, Associação Empresarial e Unibave acreditam que o primeiro passo é a conscientização dos consumidores sobre a importância de valorizar as empresas locais. “É claro que não podemos tirar a liberdade das pessoas de comprarem na cidade que quiserem, mas é importante que o cidadão saiba as vantagens que tem quando dá preferência para as empresas do município”, explicou o presidente da CDL, Gustavo Loli.
Já a presidente da ACIO, Thayni Librelato, ressalta que, adquirindo em Orleans, o cidadão garante, ainda que indiretamente, que o município tenha mais arrecadação em impostos, principalmente, no retorno do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além de motivar que empresários invistam na cidade.
Um grupo de trabalho irá atuar na divulgação da campanha, através dos meio de comunicação, redes e informativos. “Para crescer e desenvolver-se, o município depende, na maioria das vezes, mais da iniciativa e atitude da população do que do trabalho do poder público”, conclui Jorge Koch.
Parceiros da campanha – ACIO, CDL, Unibave, FHSO, RFCC, MP, CIZAM, Famor, Samae, Sindicatos dos Servidores Municipais, dos Trabalhadores e dos Produtores Rurais, Rotary, Lions, Maçonaria, Cooperativas Auriverde e Coorsel, Câmara de Vereadores, Paróquia Santa Otília e Conselho das Igrejas.
Colaboração: Robson Lunardi / Comunicação Prefeitura de Treviso