O diagnóstico é de mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, é uma malformação congênita da coluna vertebral do bebê.
A notícia de uma gravidez sempre mexe com o casal. Ainda mais, quando é o primeiro filho. Ansiedade, nervosismo, curiosidade, felicidade e descobertas. Uma mistura de sentimentos envolve o dia a dia da nova família. O casal sombriense, Mateus Bitencourt da Silva e Caroline Matheus Ribeiro, está passando por estas fases. A diferença é que eles estão lutando contra o tempo e precisam de ajuda.
Segundo Mateus, dia 21 de junho, a esposa Caroline foi fazer um ultrassom morfológico de 23 semanas e foi onde a vida do casal mudou. “Este é o último ultrassom que a gente faz para ver tudo o que neném tem, se ele está bem, se tem alguma anormalidade. A médica, Dra Daniella Araújo, que foi um anjo que apareceu na nossa vida, descobriu este defeitinho na coluna. Se chama Mielomeningocele, conhecida como espinha bífida, onde a coluna não se fecha”, explica.
Pai de primeira viagem, Mateus relata que o casal ficou desesperado no primeiro momento. “Ficamos sem chão quando recebemos a notícia. Nossa filha poderia nascer também com deficiência mental e sem os movimentos das pernas. Na hora, a doutora indicou o médico de São Paulo, Dr. Fábio Peratto, ligamos para ele, marcamos uma consulta com ele gratuita, na Universidade CETRUS, em São Paulo, no bairro Mirandópolis. Conseguimos auxílio para a viagem e quando chegamos lá, recebemos ótimas notícias, que nossa filha mexia as perninhas, que tem tecido para fechar a coluna, a massa encefálica não tinha sido atingida totalmente”, ressalta.
Agora, será necessário passar por uma cirurgia, com o bebê, a Cecília, ainda dentro da barriga da mamãe. “Marcaram a cirurgia para o dia 5 de julho, às 19h, no HCor Hospital do Coração, em São Paulo. Ficamos bastante esperançosos, ansiosos, porque temos que passar por vários processos agora. O SUS não fornece a cirurgia e o nosso plano de saúde também não cobre, mas estamos tentando ver o que conseguimos. O valor da cirurgia é alto, R$ 114 mil”, esclarece Mateus.
Uma amiga do casal, Milena Marinheiro Ferreira, abraçou a causa e está fazendo campanhas para conseguir arrecadar o dinheiro necessário. “Estamos conseguindo brindes e faremos um bingo no dia 14 de julho. Além disso, estamos fazendo uma rifa que será sorteada no dia 15. Vamos realizar pedágios em Sombrio também. No dia 5 de julho, faremos um jantar beneficente, no restaurante Paiol. Temos 120 ingressos no valor de R$ 30. As pessoas estão se sensibilizando, conhecem o casal e estão ajudando da maneira que podem, com dinheiro, brindes ou ajudando positivamente”, relata.
A data para o pagamento de pelo menos metade do valor é dia 5 de julho. Quem quiser ajudar com doações pode depositar nas contas:
CAIXA ECONÔMICA:
Agência: 2892 – DIG 001 – Conta 00002185-1
BANCO BRADESCO:
Agência 5971 – 4 Conta 0002745 – DIG 6
Além disso, está sendo realizada uma campanha na internet. Quem tiver interesse de acompanhar, na página no Facebook Juntos pela Cecília, é onde estão sendo divulgadas as notícias. Existe também a possibilidade de doação online, através do link: Vaquinha Juntos pela Cecília.
Para mais informações, o contato da Milena é: milena.mf@hotmail.com.
Com informações da Revista W3