Intenção é coibir o excesso de peso de carga e fluxo dos veículos em vias não permitidas
O Governo de Içara, por meio das secretarias de Planejamento e Finanças, em parceria com a Polícia Militar, iniciam uma operação de combate as irregularidades no transporte de minerais extraídos no município. A partir desta semana será intensificada a fiscalização de caminhões, na intenção de coibir o excesso de peso de carga e fluxo dos veículos em vias não permitidas.
“É uma determinação do próprio prefeito para que haja rigor na fiscalização. A maioria dos caminhões que transportam cargas pesadas, em especial, a argila, está burlando a lei e trafegando em vias não permitidas e com peso muito acima do tolerado. Isso acaba gerando transtorno à população e ao município”, diz o secretário de Finanças, Ronaldo Bilesimo. “Não permitiremos mais que estas irregularidades aconteçam. Os infratores responderão por seus atos, de acordo com a lei”, acentua o secretário, lembrando que todas as rodovias municipais passarão por uma recuperação de sinalização, onde será identificado também o peso máximo permitido de carga.
Ontem pela manhã, os moradores da localidade de Vila São José trancaram a ICR-357 (Estrada Geral da Terceira Linha) em protesto ao fluxo excessivo de caminhões com cargas pesadas. O superintendente da Fundai, Eduardo Rocha Souza, e o secretário Planejamento, Israel Rabelo, juntamente com o chefe do setor de Fiscalização, Aurélio Tadeu Dorchaidt, estiveram no local, onde solicitaram a presença da PM, conversaram com os moradores e os proprietários das empresas.
“Foi feito um acordo, onde os caminhões utilizarão outro trajeto. As estradas de chão utilizadas e danificadas receberão melhorias por parte das empresas. Elas serão frequentemente molhadas para evitar a poeira, sendo que a Secretaria de Obras fará a manutenção das vias, com o material disponibilizado também pelas empresas”, explica Rabelo.
Dos caminhões parados no manifesto da população, três que estavam carregados foram escoltados pela PM para a pesagem numa empresa que disponibilizou a balança. “Os caminhões apresentaram peso de 33 a 34 toneladas. Muito acima da média permitida. O fluxo excessivo de caminhos já danifica o asfalto que possui vida útil, imagina com excesso de peso”, aponta o superintendente da Fundai. Os caminhões que apresentaram peso acima do permitido foram notificados pela PM. Pegos novamente cometendo infração, serão multados.
Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI