Técnicos da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) irão averiguar na manhã desta sexta-feira (6) os riscos ao solo e a um rio depois que a carga de um caminhão com produtos químicos para tratamento de esgoto tombou em Biguaçu, na Grande Florianópolis, por volta das 20h desta quinta-feira (5).
"O que sabemos de antemão é que se trata de uma carga de 44,700 quilos de percolato de aterro sanitário, cujo vazamento é de 50%. Nossos técnicos vão ao local tentar recuperar a área contaminada. A empresa proprietária da carga também foi acionada para conter e remover o produto", explica o gerente de Fiscalização da Fatma, Carlos Rocha.
O acidente foi no quilômetro 185 da BR-101 em um posto de combustíveis. De acordo com o coordenador de Defesa Civil do município, Laudemir Clóvis Pastorello, o veículo foi estacionado no posto e, minutos depois, o bitrem com a carga se desprendeu da cabine e tombou.
“Acreditamos que uma falha mecânica possa ter ocasionado o acidente. O motorista do caminhão havia estacionado no posto para passar a noite, quando o bitrem se soltou e tombou. A carga com produtos químicos se espalhou no solo e pode ter contaminado um rio que passa a 20 metros do local”, explica Pastorello.
Com informações do site G1 SC