Os 24 participantes saíram de Criciúma na terça-feira (19) e chegaram a Nova Trento na terça-feira (26), às 9h30, totalizando oito dias de caminhada.
A peregrinação Ande Bem com a vida, da cidade de Criciúma, percorreu aproximadamente 200 km até o Santuário Santa Paulina. Os 24 participantes saíram de Criciúma na terça-feira (19) e chegaram a Nova Trento na terça-feira (26), às 9h30, totalizando oito dias de caminhada.
Os peregrinos criciumenses prepararam a caminhada durante meses devido ao grande percurso. Um dos organizadores, Alcionir José Rabelo ressalta como surgiu essa ideia. “Temos um grupo de caminhada em Criciúma e sempre tivemos a vontade de realizar esta peregrinação ao Santuário em forma de agradecimento! Amadurecemos a ideia e conseguimos colocar em prática. Todo o mês de junho pretendemos realizar novamente esta caminhada”, afirma o organizador.
O trajeto é extenso e cansativo aos caminhantes, mas a fé e devoção marcaram a chegada ao Santuário. O participante da peregrinação, Ronaldo de Souza conta a gratidão de chegar em Nova Trento. “Foi uma caminhada dolorosa, muitos calos, mas chegar até aqui consideramos uma vitória, um alívio carregado de energias positivas”. Ronaldo lembra também que no caminho foram surpreendidos ao ver um quadro da benção dos lares jogado no lixo e trouxeram até o Santuário. “Encontramos esse belíssimo quadro jogado no lixo, então resolvemos recolher e trazer conosco para abençoar nossa caminhada”
Ao chegar na terra onde viveu Santa Paulina, os peregrinos foram recepcionados pela Irmãzinha Luzia Cândido na Capela Nossa Senhora de Lourdes e logo após participaram da celebração das 10h, no Santuário Santa Paulina. Durante o mês julho o Santuário Santa Paulina será destino de centenas de peregrinações.
O mês de Santa Paulina tem como marco principal o domingo, 08, dia em que o Santuário celebrará a Festa de Santa Paulina e espera reunir mais de 20 mil devotos em oração pelos 76 anos de eternidade da primeira Santa do Brasil.
Colaboração: Guilherme Melim