Apae e alunos dos nonos anos da rede de ensino caminharam pela Rua 20 de Maio com faixas e cartazes de conscientização
Para finalizar as ações do mês dedicado à prevenção de deficiências físicas e intelectuais, os nonos anos da rede de ensino e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Morro da Fumaça realizaram na manhã desta sexta-feira, 26, a Caminhada Laranja. Com faixas, cartazes e entrega de panfletos de conscientização, os alunos e professores caminharam pela Rua 20 de Maio, no centro do município, chamando a atenção do público para a importância do diagnóstico precoce.
Ao longo do mês, a Secretaria do Sistema de Educação e a Secretaria do Sistema de Saúde trabalharam em conjunto nas escolas com palestras e atividades voltadas ao tema. O Agosto Laranja foi introduzido no Brasil em 2014 pela Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) com o objetivo de desmistificar a Esclerose Múltipla, doença crônica que mais acomete jovens e adultos.
‘Os nossos encontros serviram para explicar quais são os meios de prevenção. Realizamos a testagem sanguínea em todos os estudantes dos nonos anos. Esses são os alunos que daqui a pouco estarão casando, tendo filhos, e precisam dessas informações importantes que foram trabalhadas”, destaca Greicy Salvador Zaccaron, secretária do Sistema de Educação de Morro da Fumaça.
Desde 2018, o município tem a lei nº 1879/2018, que institui o Agosto Laranja no calendário anual. “A prevenção sempre é o melhor remédio. Caso você tenha alguma suspeita, não hesite em procurar ajuda especializada. Os profissionais do município estão de braços abertos para bem atendê-los”, coloca Marijane Felippe, secretária do Sistema de Saúde.