Geral

Caminhada desbrava belezas em Laguna

O passeio seguiu o percurso pelas praias Gravatá, Siri, Tereza, Ilhota, Ipuã, Galheta e Praia Grande, encerrando no Farol de Santa Marta.

Foto: Divulgação

O forte calor do fim de semana levou cerca de 150 pessoas para a 19ª Caminhada do Farol, em Laguna. Os participantes percorreram 18 quilômetros, por oito praias e vilarejos. A saída aconteceu às 8h de sábado (26), na localidade de Ponta da Barra, e seguiu o percurso pelas praias Gravatá, Siri, Tereza, Ilhota, Ipuã, Galheta e Praia Grande, encerrando no Farol de Santa Marta.

A primeira edição contou com um grupo de amigos que a cada ano só aumenta. Prova disso é o resultado da última edição, que reuniu mais de 150 caminhantes, entre crianças, jovens, adultos e idosos. “Todos os anos, eu participo. É algo para se redescobrir”, diz Juliana Pacheco, que esteve presente na caminhada.

A caminhada é inspirada nos nativos do Sul de Laguna, que na década de 70 percorriam o trecho em busca de peixes, siris ou para dar uma volta no Farol de Santa Marta. Hoje, o trecho é feito por caminhantes, surfistas e moradores sem pressa para chegar ou ir. “Não é cansativo. Vamos devagar, batendo papo e observando a natureza”, conta Cláudia Assunção, que há três anos faz a caminhada.

O objetivo da atividade foi promover a cooperação, o respeito à natureza, a contemplação e o lazer. Em cada ponto, os caminhantes puderam contemplar as belezas de Laguna, como no Morro da Ilhota, onde há formações rochosas, com figuras de índios, tartarugas e outros. Para participar, o grupo doou um quilo de alimento não perecível por pessoa, que será entregue a uma instituição de caridade do município.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Doces ou travessuras? Maria-Fumaça temática vai comemorar Halloween e Dia do Saci

Dois passeios estão programados com o tema, entre Tubarão e Laguna. Um dos dias será dedicado à crianças

Justiça Federal concede liminar e suspende licenças para implantação de condomínio no Farol de Santa Marta

Além da suspensão, a proprietária não poderá promover qualquer intervenção na área, em Laguna (SC), sob pena de multa diária de R$ 10 mil

Homem que agrediu empresário durante caminhada é condenado em Criciúma

O crime aconteceu em julho de 2017 quando o empresário foi atacado de surpresa, com socos e chutes na cabeça.

Passeio de jardineira será uma das atrações da Semana Nacional da Baleia Franca em Imbituba

Os passeios são gratuitos, com duração aproximada de 40 minutos. Um guia irá explicar sobre os atrativos turísticos de Imbituba.