Geral

Camerata di Venezia Apresenta Concertos em Nova Veneza e Forquilhinha com entrada gratuita

Apresentações ocorrem essa semana na próxima quinta e sexta-feira, às 20h

Foto: Divulgação

A Camerata di Venezia apresenta dois concertos esta semana, no dia 25 (quinta-feira) no Teatro Municipal de Nova Veneza e dia 26 (sexta-feira) no Auditório Alfredo Michels em Forquilhinha, ambos às 20h. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirar ingressos, e com transmissão ao vivo pelo canal oficial da orquestra no YouTube (youtube.com/cameratadivenezia).

O concerto em Nova Veneza, intitulado “Música para a Alma” tem repertório de música histórica do séc. XVIII ao séc. XX com compositores da música de concerto mundial desfilando obras icônicas. Entre eles: Handel, Mozart e Tchaikovsky do período Barroco, Clássico, Romântico, e do séc. XX com Astor Piazzolla.

Em Forquilhinha, o concerto “Mozart e Clássicos Populares”, apresenta um repertório diverso, com Música de Concerto e temas populares. Na primeira parte, a obra de Mozart, um clássico orquestral que nunca sai de moda e inspira aos ouvidos. Na segunda parte, as Trilhas de Cinema e Pop Rock, destinado a agradar um público amplo, com os temas do filme Frozen, Avengers e músicas de bandas e artistas como Michael Jackson, Guns N’ Roses, Coldplay e muito mais.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal

As apresentações fazem parte da Temporada de Concertos 2024 da orquestra, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com a direção artística e regência de Luiz Fernando São Thiago. Os eventos têm medidas de acessibilidade para o acesso, vídeo introdutório com audiodescrição e intérprete de Libras. Além disso, haverá nos dois concertos um ponto de coleta de doações para o RS, em que será aceito: alimentos não perecíveis, toalhas, cobertores e produtos de higiene pessoal. Uma parceria com a AFAVE em Nova Veneza e a Cruz Vermelha de Criciúma em Forquilhinha, entidades que irão encaminhar as doações àqueles que mais precisam.

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura com o patrocínio da Diamante Energia, Usipe, Imepel, Bistek Supermercados e Imbralit, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: ACIC – Associação Empresarial de Criciúma, Prefeitura de Nova Veneza e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Librelato, Refricril, Farben, SG2 digital, Prefeitura de Forquilhinha e Coopera. Realização: Associação Cultural Camerata di Venezia, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Luiz Fernando São Thiago, direção artística e regência

Bacharel e mestre em práticas interpretativas com especialidade no violino pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Tem exercido intensa atividade profissional como professor, instrumentista e regente a nível nacional e no exterior por mais de 30 anos.

Serviço:

Concerto “Música para a Alma”

25 de julho – quinta-feira, 20h

Teatro Municipal (Palazzo Delle Acque) – Nova Veneza/SC

Entrada Gratuita

Transmissão ao vivo em youtube.com/cameratadivenezia
Acessibilidade para mobilidade, vídeo introdutório AD e intérprete de Libras

Programa:

HANDEL | Concerto Grosso Op. 6, nº 1
I. A tempo giusto
II. Allegro
III. Adagio
IV. Allegro
V. Allegro

MOZART | Divertimento em Fá maior, KV 138
I. Allegro
II. Andante
III. Presto

TCHAIKOVSKY | Elegy for Strings
I. Andante non troppo

PIAZZOLLA
La Muerte del Angel
Melodia em Lá menor
Fuga y Misterio

Concerto “Mozart e Clássicos Populares”

26 de julho – sexta-feira, 20h
Auditório Alfredo Michels – Forquilhinha/SC

Entrada Gratuita

Transmissão ao vivo em youtube.com/cameratadivenezia

Acessibilidade para mobilidade, vídeo introdutório AD e intérprete de Libras

Programa:

MOZART | Divertimento em Fá maior, KV 138
I. Allegro
II. Andante
III. Presto

Trilhas de Cinema e Pop Rock
Tema de Frozen
Tema de Os Vingadores: The Avengers
The Beatles | Hey Jude
Camila Cabello | Havana
Tema de Nasce Uma Estrela: Shallow
Michael Jackson | Thriller
Journey | Don’t Stop Believin’
Guns N’ Roses | Sweet Child o’ Mine
Coldplay | Clocks
Queen | The Best of Queen

Temporada 2024

O projeto “Camerata di Venezia – Temporada de Concertos 2024” iniciou em maio de 2024 e prevê a realização de 21 concertos com entrada gratuita e transmissão ao vivo, divididos entre Nova Veneza e cidades da região sul do estado de Santa Catarina. O objetivo é dar acesso à música de concerto e criar o hábito da apreciação ao vivo, a fim de suprir a carência desse tipo de atividade na região.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Orquestra Camerata di Venezia

A Camerata di Venezia é uma orquestra de cordas sediada na cidade de Nova Veneza em Santa Catarina. Moisés de Souza, diretor e violinista da orquestra, é o idealizador e fundador. Como instituição cultural, proporciona à comunidade o contato com a música orquestral, mais conhecida como música “clássica” ou música de “concerto”. Além disso, um repertório com músicas da atualidade, como temas de Pop Rock e Trilhas de Cinema, destinado a agradar um público mais amplo. Os músicos integrantes da orquestra são residentes da região e o desenvolvimento técnico e artístico por mais de 10 anos, permitiu ao grupo tornar-se uma orquestra profissional e permanente.

 

Notícias Relacionadas

Camerata di Venezia elege diretoria e fará apresentação especial no domingo em Nova Veneza

Em sua primeira fala como presidente, Rossana destacou a força da entidade e sua representatividade no município e região.

Camerata di Venezia Apresenta Concerto no Museu Ferroviário de Tubarão com entrada gratuita

Orquestra retorna ao museu para Temporada 2024 com a apresentação “Música no Museu”

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual