Política

Câmara vota 41 emendas do Plano Diretor

No total, 146 emendas precisam ser votadas

Foto: Lucas Colombo

Foto: Lucas Colombo

O Plano Diretor de Criciúma começou a ser votado na Câmara Municipal nesta segunda-feira, 5. No primeiro dia, os vereadores votaram 41 emendas, sendo que 38 foram aprovadas e três foram rejeitadas. As primeiras emendas são consideradas menos polêmicas e, por esse motivo, a votação andou de forma mais rápida. Para as próximas, entretanto, a expectativa é de que sejam geradas mais discussões. No total, 146 emendas precisam ser votadas.

“Nós vamos votar até a 72 amanhã e a partir da próxima segunda-feira começamos com as mais polêmicas e pensamos que precisaremos intensificar os trabalhos, com sessões na terça, quarta, quinta e assim por diante”, afirmou em entrevista ao site Clicatribuna, o presidente da Câmara, Toninho da Imbralit.

Entre as poucas emendas que renderam manifestação dos vereadores, a 27, que trata da instituição de um espaço de 500 metros para a instalação de indústrias na região da Via Rápida, foi a mais comentada. “A nossa ideia era ter um espaço para que os empresários não pudessem mais reclamar que não existe uma ares para implantar as indústrias e essa emenda contempla a nossa idéia”, diz o vereador Itamar da Silva.

O Plano Diretor é uma exigência do Estatuto das Cidades e é obrigatório em municípios com mais de 20 mil habitantes. O objetivo é orientar as ações do poder público, garantindo os interesses coletivos. Após o término da votação do Plano na Câmara de Vereadores, as emendas seguem para aprovação do Poder Executivo do município.