Ao todo foram três requerimentos e três indicações.
Os vereadores de Lauro Müller se reuniram para mais uma sessão ordinária do Poder Legislativo Municipal, na noite desta segunda-feira (9). Na presença de todos os vereadores, três indicações e três requerimentos foram discutidos.
Indicação do vereador Helder Velho (PMDB) para construção de duas lombadas no Bairro Santa Bárbara, sendo uma no acesso secundário ao Cemitério Municipal, próximo à capela mortuária e outra na Rua Olívia Nesi Rita.
O Vereador José Cambruzzi (PMDB), sugeriu ao Executivo Municipal a pavimentação da rua defronte a Escola Municipal Lígia Chaves Cabral e Centro Comunitário de Itanema, da travessa até a propriedade do Senhor Vilmar Fieira e da Rua da Figueira iniciando defronte a propriedade do Senhor Valdir Cambruzzi até a propriedade do Senhor Lindomar Fieira, em Itanema.
O Vereador Pedro Luiz Machado (PMDB) apresentou indicação para a construção de uma rede de esgoto na Rua Herculano da Silva, próximo a residência da senhora Joana Mateus Pacheco, em Quilômetro Um.
Na sessão desta segunda-feira, o vereador Ramiris Fontanella (PP), apresentou dois requerimentos, sendo o primeiro, solicitando ao Executivo Municipal que encaminhe à Câmara, a relação dos colaboradores efetivos com seus respectivos cargos, bem como a relação dos comissionados, cargos que exercem e locais de trabalho.
O segundo requerimento pede ao Executivo Municipal as seguintes informações:
1) Relação total e nominal de professores, suas graduações, tipos de capacitação e área em que foi capacitado.
2) Se existe no quadro de colaboradores da educação, profissionais capacitados para lecionar matérias especificas, bem como a relação com os nomes dos professores e matérias optadas.
3) Relação nominal dos professores que foram efetivados como também daqueles que tiveram suas cargas horárias alteradas.
4) Relação nominal por unidade escolar com todos os seus colaboradores separados por função.
5) Qual o numero de profissionais lotados, relação de nomes, bem como o local de lotação.
6) Relação nominal de todos os colaboradores que atuam na administração da Secretaria Municipal da Educação e dos Esportes, apontando qual a função, se é lotado, onde é lotado, qual o cargo que ocupava, qual ocupa atualmente na Secretaria e sua capacitação.
7) Relação nominal de professores contratados em caráter temporário (ACT), bem como sua graduação, capacitação, demais cursos e local de atuação.
O vereador justificou que está preocupado com os problemas que a educação vem sofrendo no município, pois sabe da qualidade que tinha a educação infantil, na estruturação das escolas e também na capacitação dos professores, da implantação das apostilas do Positivo, fornecimento de material escolar, uniformes, kit de higiene bucal entre outros.
Conforme a justificativa os professores estão aptos a trabalhar com alunos de séries iniciais, tratados ainda como crianças pela sociedade e também pelos órgãos competentes, e devem estar matriculados entre as séries do 1º ao 5º ano letivo.
Com a municipalização de três escolas estaduais, a situação mudou, o município ficou então responsável pelo ensino do 6º ao 9º ano letivo, séries que trabalham com matérias de fins específicos, grades curriculares fixas, programação anual de ensino, e com alunos na fase da adolescência, portanto, uma situação que se difere e muito da primeira.
“Com isso, na certeza de contribuir com educação da nossa cidade, solicito que estes questionamentos sejam respondidos e que eles venham de maneira clara conforme as perguntas foram feitas, pois estamos nos empenhando em obter informações para responder não só as perguntas diárias que a população faz e também para possivelmente nos reunirmos e juntos buscarmos soluções para as dificuldades que o município vem encontrando na educação”, justifica Fontanella.
O terceiro requerimento apresentado na noite, foi do Vereador Alfonso Nuernberg (PMDB), para envio de ofícios ao presidente do Deinfra, Paulo Meller, e ao Superintendente Regional Sul do Deinfra, Lourival Pizzolo, solicitando a retirada da lombada, próxima ao Bar do Tito, na Rodovia SC 447, Franklin Locatelli, no Bairro Quilômetro Um. E ainda, para construção de uma lombada nas proximidades do prédio do Centro Comunitário, na mesma comunidade, no Km 1,65, conforme reivindicação da comunidade, por meio de abaixo-assinado.