As Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que participaram da primeira Marcha pela Duplicação da BR-101, além dos veículos de comunicação que ajudaram na divulgação, foram homenageados na noite de ontem (29), pelo Legislativo de Criciúma. Em Sessão Especial, que lotou o Auditório Jayme Zanatta, autoridades do Estado, regionais e locais, acompanharam o evento, que foi sugerido pelo vereador Vanderlei Zilli (PMDB), e aprovado por unanimidade pelos parlamentares criciumenses.
O presidente Ricardo Fabris (PDT) destacou que a marcha teve um grande significado e foi instrumento de pressão popular junto ao Poder Público para resolver esse impasse. “Mais do que lembrar a Marcha, é homenagear as famílias que tiveram seus entes queridos mortos na BR-101”, disse.
O vereador Vanderlei Zilli (PMDB) salientou a unificação entre os Legislativos. “Podemos sim fazer muito mais. Unidos e exigindo nossos direitos com veemência tenho a certeza de que seremos atendidos sempre, sejam quais forem nossos anseios”, comentou.
O deputado estadual Manoel Motta, lembrou a trajetória e as dificuldades a cada dia. “Em 2003 levantamos a bandeira com o fechamento da ponte de Laguna. Foi aí que começou o grande movimento para uma mobilização maior. Em 2004 a caminhada foi fundamental. É um momento importante e uma maneira de analisarmos a unificação desta luta”, finalizou. Também fizeram o uso da palavra os representantes das Câmaras de Osório e de Palhoça que relembraram os momentos da marcha que percorreu 348 quilômetros em 24 dias, partindo de Osório (RS) com destino a Palhoça (SC).
Neste movimento uniram-se 24 Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que fazem parte do trecho Sul da BR-101, e mobilizou a população em sinal de protesto em relação às vitimas da rodovia e trazendo a consciência pela necessidade da duplicação. O evento ocorreu em 2004. O reitor da Unesc, Gildo Volpato, e o presidente da ACIC, Cesar Smielevski, também marcaram presença na homenagem.
Colaboração: Daniela Savi
[soliloquy id=”122624″]