O sentimento de necessidade de renovação política que parece dominar a população brasileira se fará presente na eleição para o Poder Legislativo de Tubarão neste ano. Dos atuais 17 vereadores, nada menos que seis deles não concorrerão à reeleição, o que garantirá a entrada de ao menos um terço de novos parlamentares.
Com um destaque interessante: dos 11 parlamentares que buscarão permanecer na Casa do Povo, apenas um não está cumprindo atualmente o seu primeiro mandato.
O PMDB, partido de maior bancada da Casa, terá apenas um candidato à reeleição na sigla. É justamente o mais veterano de todos, Neno da Farmácia, que parte para a sua sétima eleição consecutiva, buscando o terceiro mandato. Eleito pelo partido, Joel da Farmácia migrou para o PSC, que busca conquistar legenda para eleger um vereador pela primeira vez na cidade. Atual presidente da Câmara, Edson Firmino será candidato a vice-prefeito na chapa de Carlos Stüpp (PSDB) e Evandro Almeida mira na eleição de deputado estadual em 2018.
Dos três eleitos pelo PSDB em 2012, apenas um não concorrerá: Nilton de Campos, que migrou para o PSD. João Fernandes e Lucas Esmeraldino lançarão novamente seus nomes, assim como Chumbinho, que fez o caminho inverso de Nilton e saiu do PSD para o ninho tucano. João está em seu segundo mandato, enquanto Lucas e Chumbinho são estreantes.
Na chapa do PSD, apenas Jairo Cascaes vai tentar a reeleição para um terceiro mandato. Caio Tokarski será o vice de Joares Ponticelli (PP) e Chumbinho concorrerá, mas pelo PSDB. No PT, dois dos três vereadores não concorrerão mais: Matusa e Clodoaldo. Professor Paulão vai em busca de sua segunda legislatura.
No PP, todos os três vereadores (Gelson Bento, Zaga Reis e Júlio Kuriskinho) buscarão seus segundos mandatos, bem como Eraldo Pereira, único representante do PPS.
Em compensação, nem todas as chapas terão novidades. Algumas delas não representam tanta renovação – trata-se de velhos conhecidos do eleitor tubaronense, como o ex-vereador Maurício da Silva, que buscará seu sexto mandato pelo PPS; o ex-prefeito Pepê Collaço, que tanta voltar à Câmara pelo PP; e o ex-presidente da Câmara de Vereadores José Luiz Tancredo, agora no PSDB.
Com informações do Jornal Diário do Sul