Três personagens que tiveram papel primordial na História da cidade foram homenageadas.
A História de uma cidade se faz com pessoas arrojadas e visionárias. Foi assim também com o município de Lauro Müller que nasceu muito antes de ser uma vila, bairro, distrito, até chegar a condição de cidade emancipada. O carvão mineral foi a mola propulsora que alavancou Lauro Müller no cenário estadual e nacional nos tempos primórdios.
A História da cidade se confunde com as de três homens que serviram de ‘pilares’ para a estruturação e fundação de Lauro Müller. Por isso, o Poder Legislativo decidiu por homenagear essas figuras ilustres por meio de uma galeria inaugurada na noite dessa segunda-feira (15/06), minutos antes de iniciar a sessão ordinária da Casa. A inauguração aconteceu apenas com a presença dos vereadores e sem público, como medida de prevenção ao Covid-19.
A Galeria está exposta na entrada da Câmara de Vereadores em três pilares que há no local. Em cada quadro está descrita a história e os feitos de Visconde de Barbacena, Henrique Lage e Lauro Severiano Müller. A pesquisa histórica foi realizada pelo integrante do Instituto Histórico e Geográfico das Terras dos Condes, Júlio César Cardoso. Ele explica como foi escolhido os nomes dos personagens para a homenagem.
“Primeiramente, buscamos os principais nomes que iniciaram as atividades aqui em Lauro Müller. Já temos um certo conhecimento de história local. Há anos, desde 1997, quando fui secretário de Administração e Turismo me interessei pela história da nossa terra. Eu sempre buscava aos mais velhos da comunidade, o saudoso ex-vice-prefeito Alexandre Doneda, Padre Hercílio Capeller, Gil Ivo Losso e o próprio meu pai, José Tomás Cardoso, entre outras pessoas que já tinham uma certa idade. Nós fomos buscando, copilando e montando e chegou-se a esses nomes”, explica Júlio.
Cada nome escolhido estava ligado de alguma forma à cidade. “Descobrimos que esses três nomes foram responsáveis por algum setor. O Lauro Severiano Müller pelo nome e pela estrada de ferro, o Visconde de Barbacena pela descoberta do carvão e pelo financiamento da Estrada de Ferro com os ingleses, e o Henrique Lage que construiu o castelo e minerou aqui por muitos anos por meio da Companhia Nacional de Mineração de Carvão Barro Branco”, lembra Júlio.
Para o presidente do Poder Legislativo lauromüllense, vereador Pedro Luiz Machado (MDB), o momento é ímpar. “Estas três personalidades foram de uma importância única para Lauro Müller chegar a este patamar que está hoje. Por isso, decidimos prestar esta singela, mas importante homenagem à eles que foram, como diz o título, ‘Pilares da Nossa História’. Obrigado Visconde de Barbacena, Henrique Lage e Lauro Müller por suas ações em favor do povo lauromüllense”, enfatiza Pedrinho.
Confira as histórias dos personagens históricos homenageados:
Visconde de Barbacena
Felisberto Caldeira Brant Pontes, o Visconde de Barbacena, foi o responsável direto pela exploração e extração do carvão mineral nas terras de Lauro Müller. Nascido em Salvador em 20 de julho de 1802, o Visconde foi um político brasileiro e amigo do Imperador Dom Pedro II. Sabia-se na Corte a existência de carvão mineral no sul da Província de Santa Catarina em face de várias amostras que foram enviadas para o Rio de Janeiro, Capital do Brasil. Visconde de Barbacena resolveu contratar o geólogo inglês Jaime Johnson para certificar-se da grandeza dessas reservas de carvão.
Informado do tamanho e de que poderia ser explorada economicamente, valendo-se dessas informações, Barbacena adquiriu extensa área de terra de propriedade do Conde D’Eu, entre os Rios Passa Dois e Bonito, objetivando minerá-la. Foi por meio deste homem que foi construída a Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina (inaugurada em 1844), ligando Lauro Müller (até então conhecida como Minas) ao Porto de Imbituba. O ramal ferroviário por cinquenta anos transportou o carvão de Lauro Muller para o porto de Imbituba e mais tarde para a termoelétrica “Jorge Lacerda” em Capivari/Tubarão. As locomotivas traziam também os primeiros colonizadores e os suprimentos necessários.
Henrique Lage
Outro homem que teve papel significativo no desenvolvimento e progresso de Lauro Müller foi Henrique Lage. Homem de grande inteligência e tino comercial voltou-se desde cedo para o problema da industrialização nacional, vendo nela a esperança de alargamento dos horizontes econômicos do País.
Em maio de 1916, Henrique Lage criou a Companhia Nacional de Mineração de Carvão Barro Branco, iniciando assim a exploração de carvão na localidade de Barro Branco, hoje Barro Branco Velho. A pedido de sua esposa Gabriella Besanzoni (cantora lírica italiana), construiu um castelo, sua residência quando em visita às minas de Lauro Müller.
Lauro Severiano Müller
Por fim, Lauro Severiano Müller considerado o maior representante da política catarinense no cenário nacional e que empresta até hoje seu nome para o município, é lembrado por seus grandes feitos em prol de Santa Catarina e do País.
Sua trajetória de vida pública foi abrangente e permeada de sucesso: quatro vezes Governador do Estado; inúmeros mandatos como Deputado e Senador; Ministro da Viação e Obras Públicas e Ministro das Relações Exteriores. Um diplomata nato cuja participação conciliatória nas crises partidárias de Santa Catarina e das tomadas de decisões políticas, do Estado e do País, foram sempre pautadas pelo êxito.
Confira mais fotos: