Política

Câmara de Vereadores de Criciúma implanta Escola do Legislativo

“A Câmara de Vereadores deixa hoje uma importante marca para a cidadania de Criciúma. Sem dúvida nenhuma estamos dando mais um grande passo no caminho da igualdade de direitos. E neste momento que o povo clama por mudanças cabe a nós apresentarmos alternativas para a formação de seres humanos envolvidos na construção de uma nova sociedade, seres humanos conscientes de seu papel como agentes de transformação.

Criciúma é feita por um povo politizado e empreendedor, já fomos palco de grandes conquistas e mais uma vez estamos na vanguarda. A Escola do Legislativo, aprovada pelos vereadores de Criciúma, vai servir a cidade e contribuir com a região, e é uma vitória conjunta”. Assim resumiu a presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Tati Teixeira (PSD), durante a Sessão Especial de instalação da Escola do Legislativo de Criciúma. O evento ocorreu na Amrec e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, deputados, prefeitos, vereadores, lideranças empresariais e educacionais, representantes de bairros e imprensa. A orquestra do Bairro da Juventude também abrilhantou o evento.

Tati mencionou que Criciúma é quinta cidade a implantar este modelo em Santa Catarina “e entre os cinco mil quinhentos e setenta municípios, 26 estados e o distrito federal, somos a centésima oitava cidade no país a criar uma escola de governo. E esta conquista é de todos nós. E a partir de agora, neste prestigiado ato de lançamento, podemos contar com este novo instrumento democrático, que vai desenvolver ações alternativas de políticas públicas desenvolvidas para servidores e toda comunidade”, acrescentou.

Ela ainda destacou que, com a Escola do Legislativo, vai se aperfeiçoar a relação das comunidades com os governantes, promover ações de qualificação, onde líderes comunitários, poderão desenvolver o espírito crítico e de comando. “Vamos manter o diálogo com a comunidade acadêmica e todas as entidades, a fim de trabalharmos juntos, unirmos forças e contribuirmos para o desenvolvimento da nossa cidade e região”, ressaltou.

O deputado estadual José Nei Ascari salientou que a missão do parlamentar é legislar e fiscalizar, mas não pode ficar limitado somente a esta ação. “Esta iniciativa é uma ação forte com grande resultado. A criação da Escola vai proporcionar capacitação do corpo parlamentar e interagir com a comunidade”, disse o deputado.

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Julio Garcia, falou que quanto mais educação termos na comunidade, mais próspera se torna a comunidade. “Não é difícil afirmar que quanto mais educação melhor. A educação tem que se espalhar por todos os lados. Na Escola do Legislativo há preparação do servidor, aprimoramento. A Escola só é boa quando funciona bem e a vereadora soube perceber a oportunidade, implantando de forma definitiva. Sucesso à Escola”, desejou.

O prefeito Márcio Búrigo enfatizou a forma inovadora do Legislativo. “Tenho certeza que a consolidação da Escola vai fazer parte da história como mandato da presidente do Legislativo, e vai provocar engrandecimento na qualidade dos cursos e palestras proporcionados”.

Palestra

Para marcar a Sessão Especial de instalação da Escola a população presente pôde assistir a palestra com o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, Florian Augusto Coutinho Madruga, que falou sobre a importância das Escolas do Legislativo na construção da democracia. O palestrante é especialista em matéria de escolas de capacitação no serviço público e recebeu a presidente da Câmara de Criciúma, Tati Teixeira (PSD), ainda no mês de abril, quando ela teve a ideia de implantar a Escola, juntamente com a mesa diretora.

Madruga destacou que a Escola traz oportunidades para melhorar a vida. “Não há nada que possa mudar a vida de uma pessoa que não seja através da educação. O Legislativo é o poder que representa o cidadão. Nas nossas escolas não se ensina nada sobre Poder Legislativo. Hoje, 95% das professoras não têm a menor idéia do papel do Poder Legislativo, e somente 30% das escolas públicas do país tem biblioteca”, mencionou.

Ela ainda falou que em 2001 eram apenas quatro escolas do legislativo no Brasil. Hoje já são 108 Escolas nas Assembleias Legislativas, Senado, Tribunal de Contas, Câmara dos Deputados e Câmaras Municipais, contando com a de Criciúma. “A Escola do Legislativo existe porque é uma determinação da Constituição Federal”, ressaltou ele, que recebeu um livro sobre a história da cidade, da presidente Tati Teixeira (PSD).

Como vai funcionar a Escola

Antes do lançamento, houve a apresentação da logomarca, E a criação levou em consideração elementos da cidade, como as etnias colonizadoras, e livros, como percebe-se na logo. A Escola do Legislativo vai funcionar no 6º andar da Câmara de Criciúma e já conta com duas atividades agendas. A primeira será nos dias 24 e 25 de novembro, e depois no dia 27 de novembro, em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia de Santa Catarina, com a proposta de cursos para servidores de toda a região. Outra ação é a Caravana da Cidadania com atividades nas escolas da rede pública municipal.

Como um novo espaço para fomentar o saber, a eficiência social e o estímulo contínuo da democracia, a ideia é que, por meio da Escola do Legislativo Municipal, a Câmara ofereça, regularmente, cursos de capacitação, atualização e aperfeiçoamento profissional de seus quadros, bem como dispor a sociedade em geral, diversas atividades de cidadania, educação e formação. A Escola em Criciúma vai funcionar nos mesmos moldes da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado. Em Santa Catarina apenas Joinville, Lages, Associação dos Vereadores do vale do Itapocú, em Jaraguá do Sul, e Blumenau. 

Antes de instalar a Escola em Criciúma, a vereadora visitou também o Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União, em Brasília. Lá, ela conversou com o diretor Benjamim Lima Junior, que sinalizou convênios para a realização de cursos de aperfeiçoamento tanto para servidores da Casa, quanto para a população em geral. 

Tati ainda esteve na Escola Legislativa da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (RS), que já existe há sete anos, para saber como funciona, quais as modalidades de atendimentos oferecidos aos servidores e à população, e o tipo de cursos organizados e ministrados pela Escola Julieta Battistioli. “Os cursos, as palestras serão ministradas conforme necessidade do público. O que queremos é buscar parcerias para oportunizar conhecimento não somente para os servidores, mas para a população em geral”, finalizou Tati.

Em Criciúma haverá o Conselho Escolar composto pela presidente Tati Teixeira (PSD), pela diretora da Casa, Angela Maria Silva e pelos servidores Gizella Fabiola Perucchi e Leo Cassetari. “Quando houver um concurso público para o Legislativo, também será aberta uma vaga para coordenador pedagógico, que será um funcionário efetivo da Casa”, disse ainda a presidente da Casa, Tati Teixeira (PSD).

“Senti-me grata pelo convite pela importância e pela complexidade do trabalho. Entendo que é importante absorver conhecimento e repassar tudo. Vamos fazer o melhor que pudermos”, destacou Fabiola que fará parte do Conselho Escolar. 

Colaboração: Daniela Savi 

[soliloquy id=”94419″]