Em noite de celebração e homenagens, a Câmara de Urussanga comemorou os 145 anos de fundação do município em Sessão Solene realizada nesta quinta-feira, dia 25, véspera do aniversário da cidade. A solenidade ocorreu na Sociedade Recreativa Urussanga. O evento foi marcado pela entrega de honrarias concedidas pelo Legislativo a quem, por meio das suas ações em favor da sociedade, se insere como parte da história urussanguense.
No total foram 16 homenageados, sendo uma entidade, a Associação Coral Santa Cecília (Medalha do Mérito), e 15 pessoas: Agenor Ramos (Diploma do Mérito), Agostinho Vendramini (Cidadania Benemérita), Cleyton de Oliveira Ritta (Medalha do Mérito), Fredolino Ramos (Cidadania Benemérita), Haroldo Bez Batti (Cidadania Benemérita), José Catarina (Cidadania Honorária), José Claudio Rodrigues Alves (Cidadania Honorária), José Luis Nascimento (Cidadania Honorária), Juceli Antônio Francisco (Cidadania Benemérita), Ricardo Zanatta Guidi (Cidadania Honorária), Simone das Graças Nogueira Feltrin (Cidadania Honorária) e Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori (Cidadania Benemérita).
O Coral Santa Cecília, além de homenageado, abrilhantou a Sessão Solene com apresentações antes e depois da entrega das honrarias.
Nel destaca os verdadeiros protagonistas
Em nome da Câmara de Urussanga, o vereador e presidente do Legislativo, Daniel Rejes Pereira Moraes, o Nel, destacou a importância de uma boa gestão pública para o desenvolvimento do município, mas apontou os cidadãos como protagonistas da história.
“São pessoas que trazem as virtudes éticas e morais, forjadas através da educação e do exemplo recebidos de seus familiares e nas escolas; que se tornaram profissionais comprometidos com a educação, a saúde, o serviço público, as causas sociais, econômicas e culturais”, reconheceu Nel, e acrescentou: “são pessoas que, cada qual a seu modo e em suas áreas, contribuem desde sempre aos diversos segmentos da sociedade, e, dessa forma, cooperam para o crescimento e o desenvolvimento do nosso Município e das próximas gerações de urussanguenses”.
Cidadania contínua e compromisso fortalecido
Agora cidadã honorária de Urussanga, a professora Simone das Graças Nogueira Feltrin discursou em nome de todos os homenageados. Ela enfatizou que as honrarias representam mais uma etapa na caminhada da vida de cada um. “Temos um ponto em comum. É a ação social presente em nossas vidas. Por isso estamos aqui. Para continuar acreditando que a cidadania está em permanente evolução”, declarou Simone.
O deputado federal Ricardo Zanatta Guidi, neto de urussanguenses e agora também cidadão honorário de Urussanga, se disse orgulhoso por fazer parte de um município com uma rica história e forte tradição italiana. “Se a gente já tinha um compromisso muito grande e um amor enorme por Urussanga, agora nosso comprometimento é muito maior”, afirmou.
O prefeito de Urussanga, Luis Gustavo Cancellier, frisou que todos os homenageados são igualmente importantes. “Neste momento, quero parabenizar todos de forma totalmente igual e agradecer imensamente tudo o que vocês fizeram por Urussanga”, discursou.
O vice-prefeito, Jair Nandi, também participou da solenidade, assim como diversas lideranças urussanguenses e de municípios vizinhos, familiares e amigos dos homenageados.