Poder Legislativo

Câmara de BN realiza sessão solene para homenagear mulheres de destaque

A Câmara de Vereadores de Braço do Norte homenageou, em sessão solene na noite desta segunda-feira (7), três mulheres braçonorteses de destaque.

A iniciativa veio através de um projeto que concede o título de "Mulher Destaque Braçonortense", de iniciativa da vereadora Soraya Michelsn Richter (PSDB) e apoiado pelos demais vereadores, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça (8).

"Já tínhamos a intenção de homenagear as mulheres braçonortenses através das nossas quatro vereadoras, Arlete, Cléia, Maria e Soraya, e de nossas colaboradoras, mas com o título de destaque pudemos ir além, homenageando três representantes da comunidade que realmente se destacaram", completou o presidente da Casa, Emerson Fernandes Machado, o Mano (PMDB).

As homenageadas foram Joana de Jesus Vicente (dona Joaninha), Salustriana Oenning Tramontin e Teresinha Arlete Kuerten Bianchini. Momentos antes, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer – RFCC, de Braço do Norte, Maristela da Cunha Cardoso, abriu a solenidade, fazendo um breve discurso.

A sessão solene teve a presença de familiares e amigos das homenageadas, além de autoridades e convidados, sendo encerrada com um coquetel.

As homenageadas

Joana de Jesus Vicente nasceu em Gravatal, em 4 de fevereiro de 1946, reside há 52 em Maria, José, Edilene, Isabel, Marcos Filho, Claudete, Flavio, Débora e Edmilson (em memória), avó de 14 netos, dos quais dois criados por ela, e dois bisnetos.

Dona Joaninha, como é conhecida, se destacou por sua dedicação e amor às crianças, foi fundadora e uma das primeiras funcionárias da Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Asacad/Casa Lar), depois passou para o Centro Educacional Infantil – CEI Algodão Doce, no bairro Floresta, sendo, também, uma das fundadoras da Associação Movimento Afro Braçonortense. Até hoje visita rotineiramente a Asacad para matar as saudades do projeto que ajudou a fundar.

Salustriana Oenning Tramontin nasceu em Braço do Norte, no dia 21 de janeiro de 1937. Foi casada com o comerciante Ascendino Tramontin e é mãe de quatro filhos: Léa, Rui, Carlos e Marcos, tem seis netos e uma bisneta. Em sua vida profissional foi professora dos ensinos fundamental e médio, quando aposentada, se destacou pela atuação social e despertou sua vocação para o voluntariado. Dona Salustiana foi uma das primeiras voluntárias da Asacad e fundadora da Pastoral Social da Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim. A pastoral auxilia com roupas e alimentos, além da construção de casas para pessoas em vulnerabilidade social.

Teresinha Arlete Kuerten Bianchini nasceu em Braço do Norte, em 14 de julho de 1937. Casa com Janor Bianchini, é mãe de cinco filhos: Geovany, Gilmar, Vanise, Janor Júnior e Marcos. Tem ainda 13 netos e um bisneto. Em sua trajetória profissional foi professora e é lembrada até hoje por sua atuação como diretora do Colégio Dom Joaquim. Desde 1992 ela participa da diretoria da Apae, colhendo muitos frutos a favor dos portadores de necessidades especiais que são assistidos diariamente pela instituição.

Ordem do Dia

Minutos antes da sessão solene, o presidente Emerson Fernandes Machado, o Mano, colocou em votação o Requerimento 12/2016, do vereador Bertilo Borba (PMDB), requerendo para que seja concedido Regime de Urgência para o Projeto de Lei Complementar nº 01/2016, que “Modifica dispositivos do anexo demonstrativo de compatibilização da programação dos orçamentos com a lei de diretrizes orçamentárias e com plano plurianual, da lei municipal nº 370/2015, de 17/12/2015, e alterações que estima receita e fixa a despesa do município de Braço do Norte, seus órgãos e entidades para o exercício de 2016, e suplementa dotações do orçamento geral do município" e para o Projeto de Lei Complementar nº 02/2016, que “Modifica dispositivos do anexo demonstrativo de compatibilização da programação dos orçamentos com a lei de diretrizes orçamentárias e com plano plurianual, da lei municipal nº 370/2015, de 17/12/2015, e alterações que estima receita e fixa a despesa do município de Braço do Norte, seus órgãos e entidades para o exercício de 2016, e suplementa dotações do orçamento geral do município". O Requerimento foi aprovado por unanimidade.

Colaboração: Suham Dellatorre / Sul in Foco

[soliloquy id=”171097″]