A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Braço do Norte, a mais feminina da região, foi presidida por três mulheres na noite desta segunda-feira. Isso também ocorrerá nas próximas semanas, devido ao afastamento temporário do presidente Emerson Machado Fernandes, o Mano (PMDB), que está em uma viagem de trabalho.
Com o afastamento de Mano, a vereadora Arlete Ramos (PP), assume a presidência da casa interinamente. Com ela, a vereadora Maria da Silva Kulkamp (PP) assume a vice-presidência e a vereadora Soraya Michels Richter (PSDB) passa a secretariar as sessões.
A Câmara de Braço do Norte tem ainda duas outras vereadoras, além das componentes da mesa, são elas: Cleia Demétrio Pereira e Maria Renata Schulz Dorpmuller (ambas do PMDB). Além disso, o suplente Roberto Loch Roling, o Betinho da Patrola (PMDB), tomou posse.
Foram realizadas, durante a sessão, quatro indicações, sendo duas do vereador Valberto Wiggers Michels (PT), solicitando uma lombada em frente ao Centro de Convivência Espaço Social de Cultura Querubins e a colocação de um muro de contenção na lateral da Escola Municipal Professor Antônio Rodhen. Já o vereador Antônio Bittencourt de Souza, o Toninho da Cabana (PSD), solicitou uma limpeza em volta do ESF do bairro Rio Bonito e a vereadora Maria pediu empenho de esforços na colocação de placas indicativas de nomenclatura para a Rua José Della Giustina, em frente à igreja e ao centro comunitário do Capitel, no Lado da União.
Também foram apresentadas três Moções de Congratulações. Duas da vereadora Cleia, aos familiares do Diácono Simão dos Santos Ferreira, pela sua ordenação e ao reitor Marcus Tomasi, pela posse na reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, ocorrida no dia 11 de abril, e outra, da vereadora Maria, ao Centro Comunitário de Avistoso, pelo jantar servido no último final de semana.
Na ordem do dia, foi votado o Requerimento 23/2016, que requereu que fosse concedido regime de urgência,dispensa de pareceres das Comissões Permanentes e preferências de discussão e dispensa dos interstícios regimentais, entre reuniões, para os Projetos de Lei Complementar 0007/2016 e 0008/2016. Aprovado por seis votos a quatro. Em seguida, os projetos foram apreciados e aprovados por seis votos favoráveis e quatro contrários, em primeira deliberação (a segunda deliberação será na próxima semana).
Fizeram uso da Tribuna Livre os senhores Rogério Dias de Andrade e o secretário Municipal de Administração e Fazenda, Elton Nunes.
Colaboração: Suham Dellatorre / Sul in Foco
[soliloquy id=”175722″]