O projeto que cria a Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (Cosip), foi aprovado, por cinco votos a quatro, em primeira votação na Câmara de Vereadores de Rio Fortuna, na sessão dessa terça-feira (8). Foram favoráveis os vereadores Aldo Vandresen (PMDB), Arlindo Duessmann (PMDB), Hamilton Daufenbach De Bona (PMDB) e Leonete Schuelter (PMDB). Já os parlamentares José Lembeck (PT), Lindomar Ballmann (PSD), Romírio Schueroff (PP) e Valdir José Warmling (PSDB) foram contrários. O voto de desempate coube ao presidente Eduardo Wiggers (PP), que optou pela aprovação do projeto.
Táxis
Seguindo o parecer da assessoria jurídica da Casa, que indica inconstitucionalidade, os vereadores rejeitaram o projeto que cria um ponto de táxi no Município. O entendimento é que precisa-se votar a regulamentação do serviço.
Fiscalização (1)
Os vereadores Lindomar Ballmann, José Lembeck, Romírio Schueroff e Valdir José Warmling apresentaram três requerimentos. O primeiro, pede que o Executivo encaminhe cópia do livro ponto dos funcionários da Secretaria de Administração, Fazenda e Planejamento referente aos meses de março e outubro dos anos de 2013, 2014 e 2015.
Fiscalização (2)
O segundo pede cópias de todas as portarias emitidas pela Prefeitura a partir de 1º de outubro até a data de resposta do presente requerimento.
Solicitação
Já o terceiro pede que a Câmara de Vereadores encaminhe ofício ao Ministério Público Federal (MPF) solicitando informações atualizadas a respeito do Inquérito Civil Público instaurado contra o Município.
Estradas
Nas explicações pessoais, o vereador Valdir José Warmling complementou o pedido feito, na semana passada, pelo vereador Lindomar Ballmann, que solicitava colaboração para um chão para a casa do jovem Leonardo Ballmann, na comunidade de Rio Pinto, segundo Valdir o pedido foi negado, e o parlamentar pede que se dê condições de acesso à nova casa, incentivando o jovem empreendedor rural. O vereador voltou a cobrar melhorias em estradas do Município, citou pontos no Alto Rio Pequeno, Serrinha, Rio Azedo e Capoeirão. Em sua vez, o vereador Lindomar Ballmann, complementou o pedido e citou o trecho conhecido como Vaca Preta, na comunidade de Rio Facão.
Iluminação de Natal
Outro pedido de Valdir é para que a Prefeitura providencie a iluminação de Natal. Lindomar e Aldo Vandresen também pediram a iluminação de Natal.
Limpeza
O vereador Arlindo Duessmann pede nova limpeza no passeio nas proximidades do Bar do Taguinho.
Recolhimento do lixo
O vereador Lindomar também voltou a pedir que a Prefeitura cobre da empresa responsável pelo recolhimento do lixo mais comprometimento, pois está apresentando várias deficiências. Segundo o vereador não há mais dia fixo e ainda algumas ruas estão ficando sem o recolhimento.
Projeto
Lindomar também cobrou o Executivo que ainda não encaminhou ofício à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) solicitando o projeto para o asfaltamento entre Rio Fortuna e a comunidade de Rio Gabiroba, em São Martinho. O presidente Eduardo Wiggers acrescentou que durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional foi qestionado sobre isso e a SDR comunicou que não precisava do ofício. Diante dos fatos, os vereadores acharam melhor realizar o pedido.
Lajotas
O vereador Aldo Vandresen também solicitou que se providencie as melhorias nas lajotas da Avenida Sete de Setembro antes do Natal.
Recursos
O presidente Eduardo Wiggers relatou sua viagem à Brasília, com intenção de buscar recursos ao Município, e destacou que está praticamente garantido o valor de R$ 1 milhão para o asfaltamento de mais um trecho da Avenida Sete de Setembro. A reposta deverá ser confirmada até o fim de janeiro. A preocupação é com os cortes de gastos do Governo Federal, mas algumas emendas parlamentares para a área da saúde estão priorizadas e serão contempladas.
Colaboração: Francieli Oliveira