Uma frente fria avança e provoca mudanças na condição climática no Estado, segundo a Defesa Civil
O primeiro dia de setembro em Santa Catarina, deve ser marcado por mudança na condição climática. Pois, segundo meteorologistas da Defesa Civil, apesar da maior parte do dia desta quinta-feira (1º) ser de sol e calor – com máxima perto dos 30°C- a chegada de um frente fria que pode provocar chuva e risco de temporais isolados no Estado, a partir da tarde.
Os temporais, que devem atingir o Grande Oeste, podem vir acompanhados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. “O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais”, informou o órgão.
A Defesa Civil explica que a mudança na condição climática é devida a aproximação de uma frente fria no Estado.
Para essa quinta-feira, são esperadas máximas de 27°C no Oeste e Litoral Sul. Nas demais regiões não passam de 24°C .
Avanço da frente fria e da chuva em SC
O avanço de uma frente fria deve provoca temporais isolados nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul a partir da madrugada de sexta-feira(2).Ao longo do dia, pancadas de chuva avançam para as demais regiões. A Defesa Civil considera que o risco é moderado para ocorrências causadas pelo temporal.
No amanhecer de sexta-feira as temperaturas mínimas devem começar mais altas do que nos dias anteriores, variando entre 10°C e 17°C. Já a máxima do dia deve chegar aos 27°C entre o Litoral e Planalto Norte. As máximas não passam de 22°C do Oeste ao Litoral Sul de Santa Catarina
A chuva deve perder força no sábado, conforme estimam os meteorologistas. Entretanto, do Meio Oeste ao Litoral, ainda há condições para chuva entre a manhã e início da tarde. Já nas demais regiões deve melhorar até o fim da manhã, com presença de sol e queda nas temperaturas. Por isso as máximas devem ficar entre 17°C e 20°C no estado.
Com informações do ND+