Educação

Caixas Solidárias são inauguradas em Criciúma

Projeto da Administração Municipal incentiva a doação de roupas, calçados e cobertores durante todo o ano

A solidariedade ganhou mais um aliado neste sábado (5), em Criciúma. Estão inauguradas as cinco primeiras Caixas Solidárias da cidade. O projeto da Administração Municipal é inédito no Brasil e segue o modelo utilizado em países como Itália e Estados Unidos. Nessas caixas – em formato de contêiner – a pessoa pode em qualquer momento, pois elas são permanentes, depositar suas doações de roupas, calçados, cobertores e demais peças que não queiram mais usar, mas que ainda podem ser a felicidade de muitas famílias carentes. “Sempre naquela troca de estação as famílias percebem que não irão mais utilizar algumas peças de seu guarda-roupas, mas isso não quer dizer que elas tenham perdido a utilidade. As famílias carentes da cidade estão esperando por essas doações e agora, com as caixas, esse ato de solidariedade ficou muito mais fácil de ser realizado. As caixas estão distribuídas em pontos estratégicos, como as praças Nereu Ramos e do Congresso, terminais do Pinheirinho e Centro e Parque das Nações e, em breve, mais locais receberão o projeto”, afirma o prefeito Márcio Búrigo.

As caixas foram desenvolvidas por engenheiros da empresa Librelato e possuem um sistema inviolável, garantindo que as doações estarão seguras e chegarão ao destino correto. “Para nós é uma alegria muito grande ser parte desse projeto que tem um objetivo tão nobre. Agradecemos a parceria da Prefeitura”, comenta o gerente de engenharia e qualidade da Librelato, Ramires Beltrame Luciano. Periodicamente, membros da ONG Cidadania em Ação – também parceira do projeto – farão o recolhimento das peças. “Parte será doada para as famílias carentes, outra parte ficará como reserva para a Defesa Civil do Município para casos de emergência e o que não pode ser utilizado será descartado de forma correta pelos profissionais da Famcri (Fundação do Meio Ambiente de Criciúma)”, explica a presidente da ONG, Julia Martins Carvalho.

O projeto “Caixa Solidária” é idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. “Nada melhor do que inaugurar esse projeto nessa época de Natal, quando o espírito de solidariedade está ainda mais aflorado. Hoje, primeiro dia, já vimos pessoas fazendo as suas doações e isso muito nos alegra, pois sabemos do potencial solidário do povo de Criciúma e apostamos que esse projeto inédito no Brasil será copiado em muitos outros municípios e fará a diferença de tantas famílias brasileiras que contam esse ato de amor ao próximo”, declara o coordenador do projeto, Mateus Rossi. A indicação do projeto foi do vereador Daniel Freitas. “Convidamos todos a exercer a sua cidadania e aquecer os corações daqueles que precisam”, diz o vereador. 

[soliloquy id=”160192″]