Cães que vivem soltos nas ruas colocam em risco a população e prejudicam estabelecimentos comerciais em Pescaria Brava
No CFC Vitória, único Centro de Formação de Condutores do município, uma candidata foi reprovada no exame de habilitação por ter sido prejudicada pela ação de animais que atrapalharam a prova.
A proprietária do Centro, Daiane Cardoso, e a instrutora Sharlene Vidal garantem que, além de levarem perigo às pessoas, cachorros abandonados afugentam a clientela, que tem medo dos bichos que ficam próximos ao estabelecimento, localizado na Estrada Geral Santiago.
Junto com outros instrutores e representantes da comunidade, elas foram até a Câmara Municipal na noite de terça-feira, durante a sessão ordinária, pedir ajuda dos vereadores para resolver o problema.
Ações para resolver o problema
Na manhã seguinte, em reunião que contou com o prefeito, Lourival Izidoro (PP), a presidente da Câmara, Rosilene Faísca (MDB), a vereadora Margarete Martins (PP), o secretário de Administração e Finanças, Jaisson Castro de Souza, e o empresário Lucas, da Soulart Lar e Construção, foi estabelecido um conjunto de ações para tentar resolver o problema.
De acordo com a médica veterinária Patrícia Floriano Oreano de Azevedo, ficou definido que a prefeitura vai fazer o levantamento dos animais abandonados e investir em ações para castração.
Campanha de conscientização junto à população
Conforme a presidente da Câmara, também há preocupação sobre onde colocar os animais. A prefeitura já começou a divulgar nas redes sociais uma campanha de conscientização junto à população.
“Não existe animal de rua, existe animal abandonado”, enfatiza a médica veterinária, que destaca que o próximo passo é ir em busca de recursos para ampliar a divulgação da campanha no município.