As crianças do Centro Educacional Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha, de Maracajá já podem contar com uma brinquedoteca. O projeto foi possível por meio de arrecadação de recursos para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e a entrega oficial aconteceu na assembleia de pais, na noite dessa segunda-feira.
Antes da inauguração, na tarde de segunda, o prefeito Wagner da Rosa recebeu um dos doadores do recurso para a montagem da brinquedoteca. O gerente da filial da Universal Leaf Tabacos de Maracajá Helmedio Astor Kuentzer e a supervisora administrativa Gisiane dos Santos vieram conhecer o local e entregar o cheque, simbólico, da doação. Três empresas contribuíram com o valor que chegou a R$ 30 mil no total.
O projeto brinquedoteca tem como objetivo oferecer um espaço lúdico para o educando, proporcionando a elas a aprendizagem, aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável. "O desenvolvimento deste projeto está sendo viável graças as doações já realizadas por algumas empresas para o FIA no ano de 2013", explica a responsável pelo projeto, Bruna dos Santos, que teve a ideia de criar a brinquedoteca a partir das aulas na faculdade de pedagogia.
Bruna explica que a brinquedoteca leva em conta o interesse de cada faixa etária da criança. Para crianças de 0 a 2 anos os brinquedos devem ser voltados para a estimulação sensorial. Por isso foram adquiridos brinquedos coloridos, com sons e texturas que estimulem os sentidos da visão, audição e tato.
Já os pequenos de 2 a 3 anos estão em fase de verbalização e curiosidade. Para eles estão disponíveis livrinhos com ilustração, brinquedos de empilhar, de encaixe e blocos, que estimulam o desenvolvimento motor.
A partir dos 3 anos as crianças precisam de um ambiente com estímulos concretos que simulem o dia a dia. Casinha, carrinhos, bonecas, além de fantasias, quebra-cabeças e livros são indicados.
Fantoches, tintas e telas, motocas, carinhos, entre outros, também estão disponíveis na brinquedoteca. "A criança aprende a ver o mundo por meio da brincadeira, estabelece relações entre o que é real e o que é imaginário, aprende regras. Os brinquedos são recursos didáticos de grande aplicação e valor no processo ensino aprendizagem", completa a idealizadora do projeto.
Para o prefeito Wagner a parceria do público com o privado só fortalece o município. "Estamos felizes que as empresas apoiaram este projeto do Fia e assim contribuíram para uma melhor qualidade de vida para as crianças da creche", finaliza.
Colaboração: Itaionara Recco