Depois de 12 anos, Brasil volta a subir no lugar mais alto do pódio, com campanha invicta e vencendo os Estados Unidos duas vezes durante a campanha
A América é do Brasil no basquete feminino. Com uma campanha invicta e derrotando os Estados Unidos na grande final, o Brasil conquistou o título da Copa América de Basquete e depois de 12 anos volta ao lugar mais alto do pódio. O último título tinha sido em 2011, quando derrotou a Argentina.
A seleção comandada pelo técnico José Neto derrotou as norte-americanas por 69 a 58, com destaque para Kamilla Cardoso, que anotou 20 pontos e 11 rebotes e foi eleita a MVP da competição, Emanuely teve 13 pontos, 3 rebotes e 3 assistências e Damiris Dantas terminou a partida com 11 pontos e 4 rebotes.
Na campanha, o Brasil ainda derrotou na primeira fase as seleções de Cuba, Venezuela, Argentina e Estados Unidos, passou pelo México nas quartas de final, por Porto Rico na semifinal e impôs a segunda derrota às norte-americanas na decisão, na noite de domingo (9).
O Brasil chegou ao sexto título da Americup e ampliou a vantagem como maior vencedor. Além disso, garantiu vaga no pré-olímpico, que será disputado no primeiro semestre de 2024.
São 10 vagas para as Olimpíadas de Paris que terá, ainda, a França como anfitriã e os Estados Unidos como atuais campeãs mundiais.
Com informações do ND+