Nove estados e mais o DF tiveram alta de mortes, segundo o consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de mortes nesta quinta (16) é de 1.081..
O número de casos na pandemia do novo coronavírus no Brasil passou de 2 milhões. Para entender como esses 2 milhões de casos se espalharam pelo Brasil, o Jornal Nacional preparou um mapa que mostra a evolução da Covid nesses mais de quatro meses, desde o dia 26 de fevereiro, quando o Brasil registrou o primeiro caso, em São Paulo.
A partir dessa data, a doença cresceu nos grandes centros, com mais força em São Paulo, Rio de Janeiro, algumas cidades do Nordeste, Manaus e Distrito Federal. Foram 124 dias até o Brasil chegar ao primeiro milhão de casos confirmados, no dia 19 de junho.
A partir de então, o novo coronavírus continuou a se espalhar, mas num ritmo muito mais rápido, com mais força no interior do Brasil, com destaques nas regiões Sul e Centro-Oeste.
E bastaram apenas 27 dias para somarmos mais um milhão de casos. O número dobrou em menos de um mês.
Em relação à média móvel de casos, nos últimos sete dias foram 36.519 novos casos por dia.
Já a média móvel de mortes no país foi de 1.081 nos últimos sete dias. Houve uma variação de 6% em relação aos óbitos registrados há 14 dias.
E desde quinta-feira da semana passada, quando o Jornal Nacional passou a mostrar a média móvel das mortes por Covid-19, esse número vem aumentando.
Segundo o último levantamento do consórcio de veículos de imprensa, o número de novas mortes está subindo nos seguintes estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal.
Paraná (96%) e Distrito Federal (+94%) são os lugares com as maiores altas. Goiás entrou na lista dos estados com crescimento de mortes. Acre, São Paulo e Piauí deixaram esse grupo.
Os estados onde o número de mortes ficou estável são: São Paulo, Pará, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe.
São Paulo aparecia na quarta-feira (15) com número de mortes em alta e nesta quinta (16) voltou à lista de estabilidade, mas com números altos: há 50 dias, tem média acima de 200 mortes por dia.
Pará e Piauí também entraram no grupo dos estados com número de mortes em estabilidade. Saíram Goiás e Rio de Janeiro.
Os estados que registram queda no número de mortes são: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte.
Roraima (-75%) e Rio Grande do Norte (-45%) registram as quedas mais acentuadas.
O Rio, que na quarta (15) aparecia como estável, está nesta quinta no grupo dos estados com mortes em queda. Aliás, a média diária de mortes no Rio é a menor desde o dia 11 de maio.
O Acre também entrou no grupo dos estados com número de mortes em queda.
Com informações do site G1